terça-feira, 10 de maio de 2016

Porto das 5 by Real Companhia Velha

Em terras de Sua Majestade, o chá das cinco é uma tradição que já vem do século XVII. Conta-se que chá das cinco já existiria há mais tempo em terras portuguesas. Ao se casar com o rei inglês Carlos II, Catarina de Bragança, filha de D. João IV, acabou por levar este hábito para a Inglaterra e por lá foi adoptado pela corte em cerimónias e banquetes.

Basicamente, no momento em que os ponteiros marcavam as cinco da tarde era hora de parar tudo e de se apreciar uma bela xícara de chá e um biscoito ou outro acompanhamento do género.
A Real Companhia Velha, em ano de celebração do 260º aniversário, aposta na dinamização do consumo de vinho do Porto com o novo conceito ou mesmo "movimento" ao qual chamou de Porto das 5 by Real Companhia Velha.

 Royal Oporto Tawny 10 Anos - Laranja Confit Coberta de Chocolate de Leite

O nome Porto das 5 fica desde logo no ouvido. E cola-se um pouco à ideia do chá das cinco. Estamos cada vez mais europeus no hábito de, após um dia de trabalho, reunirmos com os amigos em bares, wine bars, quiosques e esplanadas para temperar o final do dia com um copo de vinho e algo para mordiscar e colocar a conversa em dia. O objectivo é alargar esta ideia ao Vinho do Porto.

Royal Oporto Real Companhia Velha Vintage 1967 - Stilton com Cracker de Especiarias e Granny Smith Desidratada

A Real Companhia Velha acompanha a tendência, introduzindo o vinho do Porto neste “movimento”, seja através do consumo de um tradicional cálice a acompanhar uma tábua de queijos ou um extra dry com um ceviche.

 Late Bottled Vintage 2011 - Cnobinette de Chocolate Negro, Ganache e Frutos Vermelhos

Criar cartas de vinhos do Porto com as respectivas sugestões de harmonização, que podem ser pairings de vinho do Porto com queijos, chocolates e, numa vertente não gastronómica, com charutos, entre outros são passos determinantes para se atingir este objectivo conseguindo chegar aos mais jovens e a consumidores experimentalistas, em ambientes mais cosmopolitas e descontraídos. 

Real Companhia Velha Vintage 1970 - Pêra-rocha Recheada com Queijo da Serra

Os primeiros pairings foram um sucesso. Os vinhos do Porto da Real Companhia Velha e as harmonizações com uns snacks, finger food do Ritz. É para continuar!

Real Companhia Velha Vintage 1957 - Montecristo N.º 5
Royal Oporto Tawny 40 Anos - Cohiba Robusto

Sem comentários:

Enviar um comentário