quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Bacalhau Fresco? Yes Please!

Em País onde a tradição é o bacalhau seco, a entrada a pouco e pouco no prato dos portugueses do bacalhau fresco ainda se faz com algum receio. Todavia, esta opção começa também a marcar presença assídua nas cartas de restaurantes de grandes Chefs e, talvez também por via dessa situação, a surgir de forma mais acessível no mercado para o consumidor normal (Eu).
O bacalhau fresco é mais suculento do que o tradicional bacalhau seco e demolhado, não é salgado de origem e portanto pode ser mais facilmente temperado a gosto e normalmente tem uma cor branca e um sabor mais suave.
Aventurei-me  também eu a ir para a cozinha e preparar uma tranche de bacalhau fresco. Optei pelo congelado da Iglo e acho que correu muito bem.
Para acompanhamento no copo escolhi um branco, tal como escolheria para o tradicional bacalhau seco. O Vidigueira Grande Escolha 2014 Branco fez desta junção um verdadeiro final feliz. 

Tranche de Bacalhau Fresco com Molho de Alho Francês e Gengibre

1 Tranche de Bacalhau Fresco Congelado Iglo
1 Alho Francês
1 Ovo Cozido
1 Cálice de Vinho Branco
Gengibre
Azeitonas
Azeite
Pimenta 
Sal

Tempere o bacalhau fresco com sal e pimenta e reserve por uns minutos e depois leve ao forno a 180ºc por cerca de 30 minutos. Enquanto o bacalhau cozinha no forno, prepare o molho de alho francês e gengibre. Coloque numa frigideira o alho francês cortado em finas fatias a reduzir num pouco de azeite, junte o sumo de um pedaço de gengibre e sal a gosto. Quando o alho francês começar a ficar com aspecto translúcido junte o vinho branco e deixe reduzir até ficar com consistência de molho.
Retire o Bacalhau do forno, cubra com o molho, com o ovo cozido fatiado e as azeitonas. Acompanhe com batatinha assada no forno com casca.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails