domingo, 24 de abril de 2011

Prova Comentada Horácio Simões

No passado dia 2/04/2011, por ocasião do 17º Festival do Queijo, Pão e Vinho de Palmela, participei na Prova Comentada Horácio Simões com o Eng. Pedro Simões como orador.A conversa em redor da História da Horácio Simões e dos vinhos neste dia provados foi longa, todavia, graças à excelente forma de comunicar, até poderia ter sido mais que nenhum dos presentes se teria queixado.

Vinha Val'dos Alhos Castelão 2008 (Tinto) - Cor rubi, concentrada, escura, opaca, mas muito límpida. Aroma intenso a frutos silvestres muito maduros, sente-se a fruta, com leves notas de cacau e baunilha. A barrica de tosta média confere os aromas a tosta e baunilha correctos. Na boca apresenta-se suave, continuidade da fruta, untuoso, algo gordo e de corpo médio. Muito interessante de nariz e boca.

Moscatel de Setúbal HS 2008 - Cor topázio, definida e muito límpida. Aromas a flor de laranjeira, casca de laranja confeitada, mel, muito directo. Na boca entra com suavidade, com sensação de mel, melaço, muita casca de laranja, muito correcto. O final de boca é suave, doce e fresco.
Moscatel Roxo HS 2006 - Cor âmbar escura, tonalidade a caramelo, muito apelativa. Aromas intensos a melaço, laranja confeitada, a lembrar a do Bolo Rei, com notas de flor de laranjeira, algum cítrico, complexo. Ligeiro toque iodado. Na boca a primeira sensação vai para a doçura, sem dúvida doce em detrimento de um nível de acidez um pouco mais equilibrado. Final de boca intenso e marcante.


Como conclusão, a surpresa por um DOC Palmela Castelão bastante interessante e que irei tentar repetir com acompanhamento gastronómico e a confirmação nos moscatéis da relevância dada ao doce nesta casa. Tanto no moscatel de Setúbal como no Moscatel Roxo a primeira sensação da prova foi marcadamente o doce de cada um. Uma particularidade a explorar.

2 comentários:

  1. Espero que tenha gostado de passar pelo nosso Festival do queijo.

    ResponderEliminar
  2. Foi uma delicia, embora o meu focus principal nesse dia fosse o Vinho e as provas comentadas onde estava inscrito. Sem dúvida a voltar.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails