quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Caves da Montanha garrafeira Particular 1957

Características
Tipo: Vinho Tinto
Castas: Baga
Região: Bairrada
Teor Alcoólico: - %
Produtor: Caves da Montanha
Preço: 12 € vap

Nota de Prova
Um Bairrada dos anos 50, Baga 100%, um pouco mal tratado talvez pelo anterior local de repouso ou pelo próprio pessoal da empresa leiloeira. Mas é esta a aparência que se espera para um vinho com esta data, é assim que o queremos, com todas as cicatrizes deixadas pelo tempo e pela mão do Homem.
Com cuidado foi retirada a rolha. Perfeito. Saiu inteira. Pelo afunilado do gargalo um primeiro contacto olfactivo com o vinho. Pouco intenso, algumas notas do tempo, pouco mais. Ficou  descansar por um bom tempo.
Depois, muito bem dirão uns, muito mal afirmarão outros, foi decantado. Apresentava um vermelho atijolado já a perder a cor, ainda assim, límpido e brilhante. Os aromas eram agora também mais intensos. Por entre aromas já terciários, algo licorosos, deambulavam outros um pouco mais estranhos. Ficou em repouso mais um pouco e depois copo e boca com ele. Raios.... completamente intragável. Nuno, fica para a próxima. De certeza que teremos mais sorte.

Classificação: ---/100

4 comentários:

  1. Ainda tenho outra para abrir. Vamos ver o que nos espera.

    ResponderEliminar
  2. no domingo tive uma experiência positiva com um solar das francesas de 1963. tinha tudo aquilo que se procura num vinho desta idade. tem ainda vida. tive ainda sorte. terei sorte com outra do mesmo ano? em breve saberei.

    ResponderEliminar
  3. Nuno, Nesse caso tiramos a PROVA dos 9

    ResponderEliminar
  4. o 1963 está de facto em excelente forma ainda. Também já tive essa oportunidade http://comerbeberlazer.blogspot.com/2011/08/garrafeira-solar-das-francesas-1963.html
    Experiemnte também o 1968.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails