domingo, 14 de fevereiro de 2016

Alambre Moscatel Roxo 2010

ALAMBRE 2010 MOSCATEL ROXO | PENÍNSULA DE SETÚBAL | 17,5% | PVP  9,99€
MOSCATEL ROXO
JOSÉ MARIA DA FONSECA VINHOS, SA
89 / 100

Este é o primeiro Moscatel Roxo jovem que a José Maria da Fonseca junta ao seu portefólio. Tendo como base a experiência do produtor em mais de 150 anos na elaboração de Moscatéis de Setúbal, surge esta nova referência com o objectivo de mostrar um Moscatel Roxo jovem, atraente, moderno e de preço mais acessível ao consumidor.
Por vezes, em conversa com amigos enófilos, ainda surge a afirmação de nunca se ter bebido um moscatel roxo. Uns por desconhecimento da variedade, mas a maioria porque a reconhece como um produto de valor mais alto e nem sempre ao alcance de todos os consumidores. Com este vinho, a desculpa do preço deixa de ser válida.
A saber, o Moscatel Roxo de Setúbal é um tipo de uva rara, que chegou a correr risco de extinção no século passado e onde a José Maria da Fonseca desempenhou um papel determinante na salvação da mesma salvando o último hectare de Moscatel Roxo numa vinha da Quinta de Camarate.
De cor âmbar definida, intensa, cativante e de aspecto límpido. No nariz aromas exuberantes a tangerina, casca de laranja, limas, com belo recorte floral, flor de laranjeira, algum melaço e de grande complexidade. Perfil que confirma na prova de boca, mostrando-se com bom volume, macio, cremoso, com evidente untuosidade ao toque, melado, com muita fruta citrina fresca bem complementada por notas de frutos secos e passa. Mostra equilíbrio e final de boca longo e persistente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails