quarta-feira, 28 de novembro de 2012

TRePA 2008

Características
Tipo: Vinho Tinto
Castas: Tinta Roriz e Baga
Região: Douro
Teor Alcoólico: 13,5%
Produtor: Quinta do Pôpa, Lda e Luis Pato
Preço: 22 € vap

Agradecimento
Uma palavra de agradecimento à Quinta do Pôpa pela atenção demonstrada para com o Blog Comer, Beber e Lazer na oferta para prova desta garrafa.

Nota de Prova
Este é um daqueles vinhos que nos fazem companhia antes da refeição, durante a refeição e algum tempo após a refeição. Tem história, curiosidade e isso faz com que um vinho não sirva apenas para beber e falar acerca das suas qualidades, mas sirva também para conversar acerca do que está à volta do vinho.
Em primeiro lugar, este é o nome para comercialização internacional. Em território nacional iremos encontrar o Papo. TRePA para reflectir as junção de TR da casta Tinto Roriz e PA de vinha Pan. Já o Papo, reflete as duas letras iniciais dos nomes dos produtores Pato e Popa. O vinho surge da ideia da dupla de produtores Quinta do Pôpa e Luis Pato em criar um vinho a partir da combinação de duas castas autóctones da região do Douro e da Bairrada, neste caso a Tinta Roriz e a Baga, proveniente da Vinha Pan.
O vinho em si apresenta uma cor rubi concentrada e opaca, com nunaces violetas escuros e de aspecto limpo. Aroma intenso a fruta vermelha bem madura, ameixas pretas, fruta silvestre, amoras, com traço vegetal subtil. Na boca é um ser vivo ainda com muita força. Grande conjugação esta de tinta roriz e baga. Guloso, com bom corpo, muita frescura, com bom balanceamento com o toque da barrica.  Com um final longo e com um final de copo que se transforma em chocolate preto, um perfume a cacau muito interessante.
 
Classificação: 87/100

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails