quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Adega de Borba Eusébio 2008

Ontem foi dia especial para Eusébio. Em pleno Estádio da Luz, no Restaurante A Catedral da Cerveja, a Adega de Borba apresentou o mais recente vinho desta casa, o Eusébio 2008 DOC Alentejo. A homenagem àquele que é considerado por muitos como o melhor jogador português de sempre pedia evidentemente um vinho especial, um vinho único. A Adega de Borba respondendo ao desafio lança, deste modo, uma edição limitada de 1000 garrafas numeradas e com certificado de autenticidade do vinho ‘Eusébio’. Um DOC Alentejo 2008 elaborado a partir das castas Trincadeira, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon, com uvas selecionadas em vinhas velhas de solos xistosos. A fermentação maloláctica ocorreu em barricas de primeira utilização de carvalho francês, americano e castanho, à qual se seguiu um estágio de 12 meses nas mesmas barricas.
Após a apresentação do vinho foi então provado e bebido em primeira mão no almoço que se seguiu.  Primeiro a solo e depois na companhia de Escalopes de Novilho com arroz de frutos secos gostei do comportamento deste Eusébio. Com força e com um perfil até um pouco diferente do que se espera de um alentejano.

Características
Tipo: Vinho Tinto
Castas: Trincadeira, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon
Região: Alentejo 
Teor Alcoólico: 14,5%
Produtor: Adega Cooperativa de Borba, CRL
Preço: 37,50€ vap

Nota de Prova
Apresenta cor granada, concentrado e intenso, nuances violeta escuro nos bordos do copo, aspecto límpido e lágrima definida. Nariz de boa intensidade, com a fruta vermelha bem madura no topo, bem ladeado por notas vegetais, algum pimento fresco, e por especiarias, principalmente o perfil apimentado. Fica um ligeiro tostado em background muito interessante, asim como no fundo do copo, após o mesmo estar vazio.ma maneira diferente de o dizer. De causar surpresa à mesa. Palato com força, muita vida e muita pujança. Suave e macio, com fruta fresca em pleno, equilibrado, aparecendo novamente os tostados, as especiarias ligeiro toffee, tudo muito bem ligado. Final de boca longo e pleno de frescura.
Pronto a bebe, mas com longa esperança de vida se guardado. A aguardar por momentos especiais.

Classificação Pessoal: 87/100

2 comentários:

  1. boa noite onde posso comprar o vinho do eusebio?

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite,
    Pode comprar directamente na loja online da Adega de Borba ou se não se sentir à vontade para comprar online posso ajudar.

    ResponderEliminar