sábado, 23 de março de 2013

Alandra 2012 Branco e Tinto | Uma Prova a 3

Para estes dois vinhos resolvi fazer uma prova diferente. Considerei o facto de serem vinhos de fácil acesso ao consumidor quer pelo seu preço, quer pela sua distribuição no mercado e, por outro lado, tentar perceber o que poderá levar o consumidor a escolher os mesmos. Apenas questões de preço ou outra?
Assim, a prova a 3 foi efectuada por mim (Blogger), por um normal consumidor do sexo masculino e por um normal consumidor do sexo feminino. As conclusões foram muito interessantes.


Alandra 2012 Branco
Características
Tipo: Vinho Branco
Castas: Antão Vaz, Perrum e Arinto
Região: Alentejo
Teor Alcoólico: 12,5%
Produtor: Esporão, SA
Preço: 2,19€ vap 

Nota de Prova
Cor citrina, com esverdeadas nuances que anunciam a sua tenra idade. Aroma frutado,fruta fresca citrina e tropical, leve toque floral e apelativo. Na boca surge com leveza, equilibrado e correcto.Fruta no sitio certo e ligeiro travo vegetal no final de boca.
Relativamente à prova do consumidor feminino, as palavras foram rápidas e objectivas. No nariz apreciou os aromas citrinos,mas apreciou mais este vinho no palato do que no nariz. Macio e fresco. Gostou.
Quanto ao consumidor masculino, de igual modo apreciou os aromas que identificou como sendo de fruta citrina, mas não gostou muito do que encontrou na boca. (...)Um pouco verde(...)", exclamou.
Classificação: 75/100

Alandra 2012 Tinto
Características
Tipo: Vinho Tinto
Castas: Moreto, Castelão e Trincadeira
Região: Alentejo
Teor Alcoólico: 13%
Produtor: Esporão, SA
Preço: 2,19€ vap 

Nota de Prova
Tinto de cor rubi, jovem, pouco concentrado e de aspecto límpido. Aromas intensos a fruta vermelha e preta madura, limpo directo e algo guloso. Boca macia, redondinha, muita fruta vermelha fresca e bom equilíbrio entre todas as partes. Para beber despreocupadamente e com prazer.
Neste vinho, o consumidor masculino gostou bastante da presença macia no palato e a sua frescura, embora lhe parece-se curto. Um vinho que compraria pois é directo e descomplicado.
Por seu lado, o consumidor feminino considerou-o suave no nariz e macio na prova de boca. Afirmou desde logo a sua preferência em relação ao branco e que compraria de certeza. A ligação à comida também funcionou muito bem.
Classificação: 79/100

Conclusão após ligeira conversa com ambos
A primeira conclusão foi a de que estariam dispostos a comprar o vinho, todavia dariam sempre preferência ao vinho tinto não só por ainda ser o de preferência, mas também porque neste caso consideraram melhor o tinto. Segunda conclusão, a diferença de nota de prova não só entre Blogger e consumidor, mas também apenas entre ambos. Enquanto consumidores mais interessados em procurar o que gostam ou não, directos e objectivos, questionando sempre... e o preço?

Agradecimento
Uma palavra de agradecimento à Esporão pela atenção demonstrada para com o Blog Comer, Beber e Lazer na oferta para prova desta garrafa.

2 comentários:

  1. Gostei e vou comprar também. É fácil de encontrar à venda?

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde Analita,
    Obriagdo pelo seu comentário.
    Sim. Facilmente o encontrará nas grandes superfícies

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails