A vigésima quarta prova do projecto Harmonias ComProvadas avaliou a harmonização entre vinhos nacionais e Arroz de Línguas de Bacalhau. Esta prova realizou-se no dia 29 de Março no templo do bacalhau, ou seja, n' A Casa do Bacalhau, em Lisboa.
Este é, sem dúvida, um dos projectos recentes mais inovadores que conheço tocando de imediato o plano gastronómico, o vínico e o literário. Alexandra Maciel, mentora e grande força motriz deste projecto, tem como objectivo final a edição de um livro onde possamos rever todas as Harmonias ComProvadas entre comida portuguesa e vinhos nacionais.
Os participantes em cada harmonia querem-se do mais dispares possível. Desde pessoas ligadas profissionalmente ao vinho ou à gastronomia até àqueles que simplesmente gostam de comer, beber e conhecer mais o que de melhor Portugal tem. O importante não é a cor do vinho e os seus predicados xpto e também não é o prato que o acompanha. A harmonia entre os dois é o ponto a avaliar.
Os copos foram também escolhidos por forma a não existirem, desde logo, ideias pré-concebidas do tipo de vinho ideal para cada prato. O Schott Zwiesel Sensus Black marca presença e atiça os mais curiosos. Boa escolha.
Os copos foram também escolhidos por forma a não existirem, desde logo, ideias pré-concebidas do tipo de vinho ideal para cada prato. O Schott Zwiesel Sensus Black marca presença e atiça os mais curiosos. Boa escolha.
Os vinhos que, de acordo com os 22 jurados desta prova, melhor acompanharam o delicioso Arroz de Línguas de Bacalhau foram:
1º - Colheita do Sócio Reserva branco 20102º - Chão das Rolas tinto 2010
3º - VT' 07
Júri e equipa da prova de harmonização entre arroz de línguas de bacalhau e vinhos portugueses no restaurante A Casa do Bacalhau:
Ana Henriques, Jornalista do Jornal Público;
Ana Sofia Luís, Técnica de Administração Tributária;
António Falcão, Jornalista;
Carlos Janeiro, Autor do Blog Comer Beber e Lazer;
Eduardo Malé, Artista Plástico;
Eduardo Miragaia, Jornalista e Editor da Epicur;
Helena Ramos, Editora;
Isabel Borges, Professora de Português;
José António Cerejo, Jornalista do Jornal Público;
Luís Costa Guimarães, Engenheiro Químico e Gastrónomo;
Neuza Aires, Técnica Superior de Educação;
Nuno Gonçalo Monteiro, Autor do Blog Magna Casta;
Nuno Sousa Gonçalves, Director Comercial da distribuidora Vinharia;
Pedro Sovela, Gastrónomo e Administrador de Sistemas Informáticos;
Sérgio Antunes, Escanção;
Ricardo Dias Felner, Jornalista da Revista Sábado;
Rui Barradas Pereira, Autor do Blog Reserva Recomendada;
Tânia Sarmento, Editora da Leya;
Teresa Capitão, Estilista;
Teresa Vivas, Directora-Geral da Chef’s Agency;
Virgílio Gomes, Food Writer.
Quanto ao Restaurante A Casa do Bacalhau imponho que lá regresse o quanto antes e desse modo então produzir um post apenas para o próprio. A qualidade gastronómica é evidente, a garrafeira cativa-nos só de a olhar e a sala é acolhedora. Vou querer uma daquelas mesas "à janela".
Mais uma vez os meus parabéns à Alexandra Maciel.
Sem comentários:
Enviar um comentário