Os vinhos fazem parte do nosso património e refletem a história portuguesa e mundial. O que os torna tão especiais? Que histórias nos contam?
Filmada ao longo de mais de dois anos, a série documental, de cinco episódios, dá a conhecer a história de alguns dos mais singulares vinhos portugueses. E leva-nos a viver de perto a passagem das estações do ano agrícola, dos trabalhos de fazer o vinho, entre o campo e a adega, e a conhecer quem são os guardiões persistentes da memória destes vinhos antigos que enriquecem o nosso património cultural.
Em simultâneo, ficamos a conhecer como estes vinhos contribuíram para a história mundial e foram dela também reféns. De que modo o crash da Bolsa de Nova Iorque em 1929 afetou a produção do vinho de Colares? Como o flagelo da filoxera determinou a grande vaga de emigração nos Açores? A história do Medieval de Ourém, ou também chamado vinho cisterciense, remonta à fundação de Portugal e está ligada à construção do grande mosteiro de Alcobaça que foi determinante para popularização de um novo tipo de vinho e para um novo ordenamento do território.
O primeiro episódio é dedicado aos VINHOS DO PICO (Açores)
"Há uma ilha no meio do Atlântico onde um vulcão adormecido guarda a paisagem de vinhas centenárias que resistem por entre muros de pedra que a memória quase não recorda a origem. É chão de rocha árido onde se fez o antigo império do verdelho, perdido em condições trágicas. Mas que vinho é este? E o que o torna tão especial? Este documentário dá a conhecer a história de um vinho único no mundo. É a aventura improvável de mais de 500 anos de cultura da vinha da ilha do Pico, num terroir hoje classificado Património Mundial da Humanidade. Rodado ao longo de mais de um ano, o filme leva-nos pela passagem das estações e pelos trabalhos de fazer um vinho que reflete a história mundial."
Sem comentários:
Enviar um comentário