domingo, 5 de abril de 2015

Museu do Côa | Uma Visita Obrigatória

Uma visita ao Museu do Côa deixará qualquer um surpreendido com a beleza paisagística da localização do mesmo. Situado entre os rios Côa e Douro, aqui encontrará uma súmula da arte rupestre representado no Parque Arqueológico do Vale do Côa.

A vista decorre em modo self-guidance, suportada pela utilização de novas tecnologias, interactivo quanto baste e permitindo que o visitante conheça este valioso património que por momentos esteve para ficar para sempre perdido debaixo de água. 

Por entre salas temáticas vamos viajando no tempo. Vamos percebendo a riqueza de um local. A imensa grandeza do conjunto de gravuras rupestres paleolíticas que tem sido descoberta e nos engrandece a história natural.

A forma como cada sala está montada aguça a nossa curiosidade, puxa pelo visitante e, como que por magia, aquilo que podia ser apenas um "conjunto de pedras e desenhos" transforma-se numa verdade aula.

O Parque Arqueológico e o Museu do Côa disponibilizam ainda uma série de actividades educativas para as escolas que permitem ainda uma maior aproximação da população mais jovem para o mais importante conjunto de gravuras rupestres paleolíticas ao ar livre.

A gravura acima representa um bloco de xisto, com uma sequência de estratos sub-horizontais onde é visível a origem sedimentar desta rocha de idade geológica datada do período Câmbrico com cerca de 500 milhões de anos.

Sem dúvida um Museu em que a visita é obrigatória que nos faz pensar o que aconteceria se a construção da Barragem do Côa não fosse interrompida. Sem dúvida seria um crime.

_________________________________________________________
MUSEU DO CÔA
Rua do Museu 5150-610 VILA NOVA DE FOZ CÔA

Terça a Domingo das 9:00h às 13:30h e das 14:00h às 18:00h
Encerra: Segundas-feiras, dia 1 de Janeiro, 1 de Maio e 25 de Dezembro 
Telefone: + 351 279 768 260/1
Email: museu@arte-coa.pt
Na Net: www.arte-coa.pt e www.facebook.com/museudocoa

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails