quinta-feira, 2 de junho de 2011

Prova Especial de Vinhos do Porto da Ramos Pinto na Quinta de Ervamoira

No passado dia 22/04/2011, no decurso da visita à Quinta e Museu de Ervamoira, efectuei, a convite, uma prova especial de Vinhos do Porto da Ramos Pinto. Mais uma vez, agradeço à Sónia Teixeira toda a disponibilidade e amabilidade que teve connosco durante toda a tarde.

RAMOS PINTO QUINTA DE ERVAMOIRA PORTO 10 ANOS TAWNY
ADRIANO RAMOS PINTO
17,5
Cor tijolo, com laivos esverdeados no bordo do copo. Aromas intensos a casca de laranja, ameixa passa e algum melaço. Em fundo o bom casamento com a madeira resulta num suave baunilhado. Na boca é untuoso, gordo, muito polido e suave. Continuamos a ter a presença da fruta e da casca de laranja confeitada. Final de boca longo, persistente e frutado.

RAMOS PINTO QUINTA DO BOM RETIRO PORTO 20 ANOS TAWNY
ADRIANO RAMOS PINTO
18
Cor muito bonita, um âmbar alaranjado bem definido, com rasgos de leves esverdeados e de lágrima persistente. Os aromas são intensos, vivos, com presença de fruta passa e fruta seca em abundância, alguns tostados, caramelo da régua e mesmo grão de café. Sente-se um leve iodado também muito interessante. Na boca é excelente. Corpo, estrutura, equilíbrio, fruta seca, acidez e álcool bem medido. Tudo em perfeita harmonia. Um portento este 20 anos. O melhor da tarde.

RAMOS PINTO PORTO LATE BOTTLED VINTAGE 2001
ADRIANO RAMOS PINTO
17
Cor rubi/vermelho opaco e profundo com aromas a fruta vermelha e preta madura, algum figo, casca do figo e com notas leves de madeira. Na boca é muito suave, aveludado, percebendo-se um equilibrio notável entre todas as partes. Com corpo e vivacidade para uma evolução em grande O final de boca é longo, persistente e muito suave.

RAMOS PINTO PORTO TAWNY RESERVA ADRIANO
ADRIANO RAMOS PINTO
16,5
Cores de tonalidade avermelhado e alaranjado, de aspecto límpido. No nariz é intenso com notas de fruta fresca predominantemente vermelha e com os aromas a frutos secos e alguns balsâmicos a aparecer com boa harmonia. Algum caramelo no final do copo vazio e notas a folha de tabaco. Na boca é profundo, licoroso, com um excelente equilíbrio de doce e álcool, muito suave, mas acima de tudo, elegante.

RAMOS PINTO PORTO RUBY RESERVA COLLECTOR
ADRIANO RAMOS PINTO
16,5
Cor de tonalidade avermelhado escuro do centro para os bordos do copo num avermelhado mais claro. Límpido e brilhante. no nariz muita fruta vermelha madura, macerada e compota. Na boca apresenta-se com uma estrutura licorosa, com presença da fruta, equilibrado e com boa acidez. Final de boca de média persistência.

Sem comentários:

Enviar um comentário