sexta-feira, 19 de julho de 2019

Restaurante O Geadas - Bragança

O nome Geadas é referência em Bragança para o local onde a boa gastronomia da região é bem tratada. A minha visita era obrigatória e não podia deixar de acontecer estando de visita à cidade. Após passeio madrugador pelo centro histórico da cidade lá fomos nós à procura do pote de ouro no final do arco-íris. 
Chegado ao local, pela Rua do Loreto, apenas uma porta que me direcionou a um piso inferior onde encontrei então O Geadas. Reparei depois que também o poderia ter feito pela Ru aDr José Damasceno Campos e que o impacto poderia ter sido melhor, mas para o resultado final, nada disto conta.

Recebido com amabilidade, meti pé adentro para uma sala imponente, que me transmitiu desde logo uma sensação de conforto e de estar no lugar certo para a minha refeição. A decoração sóbria, de tonalidades castanho claro e com as paredes entre a pedra e alguma madeira funciona perfeitamente. O janelão a todo o comprimento dá à sala uma luz natural perfeita.

Ao fundo da sala, chama à atenção a garrafeira com algumas garrafas já com uns anos, algumas históricas, outras menos conhecidas, mas que despertam a curiosidade de qualquer um. Para além disso, é perfeitamente visivel que se quisermos beber um copo (ou mais) de vinho com todas as condições necessárias, este será um sitio a colocar na lista.

À mesa, simples, a loiça cativa o olhar e os copos de vinho pedem a escolha de um bom vinho para os acompanhar a preceito.

Para a mesa, e enquanto se escolheu o que comer, um conjunto de delicias da região, onde a bola de carne, o queijo terrincho e os fumados fizeram questão de mostrar onde estávamos. Tudo no ponto. E aquele cibo de pão untado com o quadradinho de toucinho, pecaminoso.

Para entrada, escolheram-se os Pastéis de Bacalhau com Chicharos. Saboroso, mas o Chicharo acho que foi substituído pelo Feijão Frade. Funcionou, mas eu queria ea o Chicharo. Passámos ao pratos principais.

Como prato de caça a Perdiz à Geadas com a castanha como companhia. Boa apresentação e sabores. Um prato que enche, robusto e próprio para este dia mais cinzento e frio. Num segundo momento, O Lombo de Javali apresentou-se também pleno de sabor, no ponto pedido e com uma pera bêbeda em vinho tinto que fez uma harmonia perfeita com a carne.

A sobremesa foi logo de seguida. O Leite Creme Queimado ao momento e o Pudim Abade de Priscos com Citrinos e Sorvet de Laranja foram os eleitos.

Para além destes pratos, a ementa do Geadas é rica em pratos que prometem encher-nos as medidas como os Crepes com Cogumelos ao natural, as Alcaparrras, as Alheiras, o Pincho de Marisco, o Caldo verde, o Caldo de perdiz, o Bacalhau à Lagareiro, as Trutas do Rio, o Arroz de Lebre, o Cabrito Assado e o Cordeiro ou ainda o Pudim de Castanhas.
______________________________
O GEADAS
Tipo de Cozinha: Portuguesa, Regional Transmontana
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo:Não
Estacionamento: Sim
 
Preço Médio p/ Refeição: 30€
Morada: Rua do Loreto,5300-189 BRAGANÇA
Telefone:  +351 273 326 002
Na net: Restaurante O Geadas

2 comentários:

  1. Olá, só para informar que em Tràs-os-Montes os chícharos são feijão-frade. Sei que noutras zonas utilizam o mesmo termo para outras leguminosas. Nunca fui ao Geadas, mas neste caso e pela fotografia que partilhou, vejo que lhe foi servido da forma mais tradicional, com couve cegada.
    Cumprimentos e parabéns pelo blog
    António

    ResponderEliminar