sábado, 28 de setembro de 2019

Restaurante Pão à Mesa Com Certeza - Lisboa

Em pleno reboliço, muito próprio da zona do Príncipe Real, em sentido já descendente em direção ao Chiado, fica este Pão à Mesa que oferece uma ementa diversa à carta ou mesmo um menu de degustação em cinco momentos, que foi a experiência a que nos propusemos.
Espaço sóbrio e ao mesmo tempo com uma sensação de conforto e aconchego que parece querer a nossa presença em dias mais de outono e inverno do que ainda em pleno verão, no entanto, também há uma pequena esplanada para quem gostar mais do ar livre. Nós fomos lá para dentro.
Espaço amplo, com algumas mesas a partilharem o assento tipo sofá que se encontra junto à parede, mesas com pouca tralha, apenas o necessário e temperatura correta para um jantar relaxante.

O menu de degustação acompanhou com um seleção do próprio restaurante de vinho a copo que se mostrou eficaz, em doses mais do que aceitáveis, temperaturas correctas e copos à altura. A carta de vinhos, embora curta, mostra uma selecção cuidada e muito interessante, com alguns deles com a opção de vinho a copo a preços razoáveis.

Após simpática recepção e feita a escolha chega o couvert à mesa. Pão de Fermentação Natural, Manteiga Caseira e um Infusão de Azeite em companhia com o espumante blanc de blancs de Luís Pato. Momento um pouco plano, melhor a harmonização do que o a entrada em si.

De seguida, um prato muito bem conseguido. Quer nos sabores, quer na concepção e como na própria técnica aplica. A Telha de Tinta de Choco e Batata Doce. Crocante, sabores bem delicado e equilibrados. Amouse Bouche formidável. Neste prato continuámos com o espumante bairradino anteriormente servido que também se mostrou adequado.

O Espadarte e Citrinos elevou ainda mais o nível da experiência. Braseado, com tártaro do mesmo, puré de cenoura, espuma de citrino  e daishi de peixe. Fabuloso. Apeteceu-me pedir outro logo de seguida, mas ainda agora havíamos começado. A maridagem com o vinho foi feito com um branco duriense de 2018, Noemi de seu nome, que desconhecia. O prato brilhou um pouco mais.

Passámos para a carne logo de seguida. com a Bochecha de Porco, Raviolis de Camarão e Couve Flor. Um prato um pouco confuso e marcado em demasia, para o meu gosto, pelas notas fumadas que acabaram por tapar um pouco os restantes ingredientes. No copo, a companhia bem conseguida com o alentejano Howard's Folly Sonhador colheita de 2012. Belo vinho.

No momento seguinte voltámos ao peixe com o Arroz de Peixe e Marisco. O peixe do dia junta-se ao polvo, ao camarão e ao mexilhão num arroz bem malandrinho como é de lei. Deveria ter sido servido logo a seguir ao espadarte. Apesar dos sabores intensos e da complexidade do mesmo, a força mais bruta do prato anterior cortou-lhe um pouco as pernas.
O vinho, mais uma vez, mostrou ter dedo acertado com o Vidigueira Reserva branco de 2013.

Com a sobremesa voltámos ao nível dos primeiros dois pratos.  O Pudim de Ovos e Citrinos mostrou um equilíbrio fantástico. A ligação com o Porto Tawny 10 anos da Andresen acompanhou com harmonia. Belo final de refeição.

No conjunto uma experiência que não desilude, com serviço rápido e simpático mesmo para casa cheia, momentos bem altos em alguns pratos e o serviço de vinhos também a bom nível. Soubemos que existirão novidades na carta para breve e a curiosidade ficou cá plantada.
Até breve.
______________________________
PÃO À MESA
Tipo de Cozinha: Portuguesa 
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo: Sim
Estacionamento: Sim. A pagar e alguma dificuldade. Escolha transportes públicos para evitar o stress.
Preço do menu de degustação com a harmonização de vinhos: 58€

Morada: Rua D. Pedro V, Nº 44 Príncipe Real  1250-094 LISBOA
Telefone:  +351 966 122 675 /+351 213 460 988
Na net: Pão à Mesa Com Certeza

Sem comentários:

Enviar um comentário