terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Restaurante Sal na Adega - Torres Vedras

Com a abertura do restaurante Sal na Adega, já com cerca de um mês de vida, o projecto AdegaMãe vê ser colocada mais uma peça no puzzle que mostra uma imagem bonita com cerca de uma década de vida. 
O Sal na Adega é aquele toque extra que faltava para intensificar ainda mais o "sabor" do que já existia no local, tendo sido construido num espaço já existente, mas algo desaproveitado, à entrada da adega, tirando proveito da localização e da opção por paredes de vidro que permitem uma luz maravilhosa no seu interior e uma vista, de ambos os lados, para as extensas vinhas do produtor.
 
Entramos porta adentro. Para chegarmos ao restaurante passamos por uma renovada Loja da Adega, pelo também recente Wine Bar com look sofisticado e por uma salinha de espera que é um verdadeiro must e que faz com que nos apeteça esperar por uns minutos a nossa vez só para disfrutar do espaço. 
 
Aliás, todo o espaço é um convite ao conforto, com linhas muitos simples, mas criando espaços acolhedores e familiares. 
Assim quer ser também a sua oferta no prato. Uma cozinha familiar e tradicional portuguesa, interpretada pelo Chef Tiago Velez, em harmonização com os vinhos da AdegaMãe, elegantes, frescos e minerais. 
 
O bacalhau, como seria de esperar, tem um papel predominante na ementa, com pratos que muito poucas vezes vemos aparecer nos espaços de restauração tais como as bochechas, as línguas, os cachaços e outras delicias que agora estão sempre ali à mão de semear. No entanto, é sempre possível encontrar também diverso peixe fresco, carnes e até o cabrito assado no forno todos os sábados e o bem nosso conhecido cozido à portuguesa aos domingos. 
 
Mas vamos então para a mesa. Para inicio de hostilidades os pastéis de bacalhau, as azeitonas, as manteigas aromatizadas (caril / alho e coentros), o azeite e o cesto com um mix de pão para fazer companhia a tudo, como é normal em nossas casas. 
 
Começamos depois com as entradas e com o bacalhau. Ceviche de Bacalhau Thai, leve de estrutura e com a intensidade dos aromas e sabores exuberantes como as suas cores; e as Línguas de Bacalhau à Bulhão Pato, uma autêntica tentação pecaminosa, apetece parar por aqui e pedir uma travessa cheia.
 
 A Feijoada de Samos veio logo de seguida. Para quem nunca provou aqui está um local onde o deve fazer. Para além disso, à sexta-feira é sempre o seu dia, pelo que não há desculpas.
 
A viagem continuou a ser feita no bacalhau. Já repararam naquele cachaço? Ainda não tinha ido para a grelha e já nos fazia salivar. Cachaço no Carvão a pedir para duas pessoas... ou mais.

De seguida mais um prato a não perder. O Arroz de Tomate Malandrinho com Bochecha de Bacalhau à Bulhão Pato faz o tempo voltar atrás. Sabor e textura. Ideal para acompanhar com um grande vinho branco. Será um daqueles que farão o regresso de muitos comensais.

Ainda nos prato de peixe lugar à Barriga de Atum com Batata e Bimis Grelhados com toda a suculência desta parte do atum, sabores simples, dando primazia à qualidade do produto.

Para final de refeição, tivemos a honra de conhecer o Petit Gâteau 70% Cacau com Gelado de Manteiga de Amendoin e A Nossa Mousse de Chocolate com flor de sal, grãos de pimenta rosa, noz tostada e um pedaço de broa doce. Sem palavras... o melhor será mesmo visitar.

____________________________________________
SAL NA ADEGA
Tipo de Cozinha: Portuguesa, Mediterrânea, Grelhados, Peixe, Bacalhau
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo:Sim
Estacionamento: Sim.
Horário de funcionamento: Quarta-feira a Segunda-feira: Das 10:30h às 22:00h;
Terça-feira: FECHADO
Preço Médio p/ Refeição sem vinho: 20€

Morada: Estrada Municipal 554, Fernandinho, 2560-587 TORRES VEDRAS
Telefone:  +351 261 050 100
Na net: Sal na Adega

Sem comentários:

Enviar um comentário