terça-feira, 21 de setembro de 2021

Tejo Wine Route 118: A Rota de Vinhos do Tejo Que Vamos Querer Percorrer

Imagine-se ao volante da sua viatura e poder percorrer uma estrada na qual pode, sem se desviar muito da mesma, visitar produtores de vinho, efectuar provas de vinho, participar em experiências vínicas e não só, conhecer a gastronomia da região e ainda, nos casos onde possível, pernoitar e disfrutar de toda uma experiência de enoturismo única. Agora já é possivel.
No inicio deste mês de setembro, numa iniciativa da Rota dos Vinhos do Tejo em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) e com o apoio da Turismo do Alentejo e do Ribatejo, foi apresentada oficialmente a Tejo Wine Route 118.

O objectivo da Tejo Wine Route 118 é apostar no desenvolvimento do enoturismo, promovendo o território e os vinhos da região. Recorde-se que a Estrada Nacional 118 foi construída para ser a marginal de toda a margem esquerda do rio Tejo, desde a fronteira, em Marvão, até ao imponente estuário, na capital. A Sul do Tejo, esta é uma estrada estratégica para o país e, em particular, para a região dos Vinhos do Tejo. Se não há dúvidas que a mais famosa estrada do Mundo é a Route 66 e que a mais longa Wine Route é a 62, na África do Sul, a Tejo Wine Route 118 tem tudo para ser uma reconhecida estrada vínica. 
A EN118 é uma das Estradas Nacionais mais fáceis de conduzir, devido ao seu traçado quase sempre plano e rectilíneo. Atravessa a região dos Vinhos do Tejo, na margem esquerda do rio, percorrendo cerca de 150 quilómetros e sete concelhos – Abrantes, Constância, Chamusca, Alpiarça, Almeirim, Salvaterra de Magos e Benavente. 

Com enoturismo, são 14 os produtores de vinho (consultar a lista abaixo) que integram a Tejo Wine Route 118, sendo que a oferta varia entre loja, provas de vinhos, visita às vinhas, visita à adega, refeições e/ou alojamento. 
Curiosidade está também no facto em que o lançamento da Tejo Wine Route 118 surge no momento em que Portugal foi eleito, pela plataforma Momondo, como o melhor entre 31 países da Europa para a realização de uma (boa) road trip. Aqui, viajar de moto, carro ou autocaravana é seguro e uma bela forma de conhecer o nosso país por dentro. E é precisamente na pacatez do interior de Portugal que está a Tejo Wine Route 118. 
Apesar de lhe ter sido dado um nome ligado ao vinho, o facto é que a Tejo Wine Route 118 será também ponto de partida para outras vivências pela região. A gastronomia, que também engloba o vinho, os costumes e tradições locais, as experiências nativas, como passeios a cavalo, viagens de barco no rio Tejo ou sessões de birdwatching são, entre outras, são uma oportunidade ali ao lado às quais vai ser impossível escapar. 
Apostados na divulgação via canais digitais a Tejo Wine Route 118, nesta fase inicial, encontra-se nas páginas de Facebook e Instagram dos Vinhos do Tejo – @vinhosdotejo.tejowines – e vão ser o principal veículo de divulgação desta iniciativa. 
Para facilitar, a pesquisa deverá ser feita por #TejoWineRoute118.
Lista actual de Produtores de Vinhos na Tejo Wine Route 118 (ver no mapa inicial de Norte para Sul) 
1-Casal da Coelheira (Tramagal, Abrantes) 
2-Quinta da Lagoalva (Alpiarça) 
3-Pinhal da Torre (Alpiarça) 
4-Casa Paciência (Alpiarça) 
5-Quinta da Atela (Alpiarça) 
6-Quinta do Casal Monteiro (Almeirim) 
7-Fiuza (Almeirim) 
8-Adega Cooperativa de Almeirim (Almeirim) 
9-Falua (Almeirim) 
10-Quinta da Alorna (Almeirim) 
11-Quinta do Casal Branco (Almeirim) 
12-Adega Cooperativa de Benfica do Ribatejo (Benfica do Ribatejo, Almeirim) 
13-Casa Cadaval (Muge, Salvaterra de Magos) 
14-Companhia das Lezírias (Samora Correia, Benavente) 

__________________________________________________
TEJO WINE ROUTE 118 – CONTACTOS
Associação da Rota dos Vinhos do Tejo 
Rua de Coruche, 85, 2080-094 ALMEIRIM 
Contacto: 
Patrícia Costa Mateiro 
243 309 400 / 966 205 783
rota@vinhosdotejo.pt 
https://www.cvrtejo.pt/enoturismo
Todas as fotografias DR.

Sem comentários:

Enviar um comentário