ROUPEIRO
HERDADE GRANDE - ANTÓNIO MANUEL LANÇA
17,5
As uvas para este vinho têm origem numa pequena parcela de Roupeiro plantada em solo pobre xistoso na qual a produção é baixa, mas a qualidade da fruta produzida é elevada. O objectivo deste novo topo de gama da casa foi prestar um tributo à vinha mais antiga existente na propriedade e que tem sido alvo de cuidado especial por forma a perservar toda a sua singularidade.
Destaco a sua elegância, leveza e a expressão da casta neste terroir tão particular, que nos trás um branco harmonioso, com a fruta muito bonita e sem dúvido o perfil fino com que se apresenta.
Cor amarelo citrino, tonalidade esverdeada aberta, aspecto jovem, límpido e brilhante. Aromas a fruta de caroço fresca, maça verde, pessêgo, ameixa amarela, com toque citrino da lima, em boa medida e com traço salino, silex, pedra lascada a envolver todo bouquet. Boca com bom volume, texturado e com cremosidade, balanceado com uma acidez pungente, viva, acídula e sumarenta, deixa-nos a salivar, revelando elegância e leveza, não deixando de mostrar alguma boa tensão, terminando longo, elegante e persistente.
À mesa portou-se com mestria a acompanhar um prato à base de sardinha de conserva em azeite, folhas frescas de espinafre, tomate variado, cebola roxa e amêndoa torrada.
Sem comentários:
Enviar um comentário