segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Herdade Grande Roupeiro Vinhas Velhas 2020 Branco

HERDADE GRANDE ROUPEIRO VINHAS VELHAS 2020 BRANCO | ALENTEJO | 12,5% | PVP 17€
ROUPEIRO
HERDADE GRANDE - ANTÓNIO MANUEL LANÇA
17,5

As uvas para este vinho têm origem numa pequena parcela de Roupeiro plantada em solo pobre xistoso na qual a produção é baixa, mas a qualidade da fruta produzida é elevada. O objectivo deste novo topo de gama da casa foi prestar um tributo à vinha mais antiga  existente na propriedade e que tem sido alvo de cuidado especial por forma a perservar toda a sua singularidade. 
Destaco a sua elegância, leveza e a expressão da casta neste terroir tão particular, que nos trás um branco harmonioso, com a fruta muito bonita e sem dúvido o perfil fino com que se apresenta. 
Cor amarelo citrino, tonalidade esverdeada aberta, aspecto jovem, límpido e brilhante. Aromas a fruta de caroço fresca, maça verde, pessêgo, ameixa amarela, com toque citrino da lima, em boa medida e com traço salino, silex, pedra lascada a envolver todo bouquet. Boca com bom volume, texturado e com cremosidade, balanceado com uma acidez pungente, viva, acídula e sumarenta, deixa-nos a salivar, revelando elegância e leveza, não deixando de mostrar alguma boa tensão, terminando longo, elegante e persistente. 
À mesa portou-se com mestria a acompanhar um prato à base de sardinha de conserva em azeite, folhas frescas de espinafre, tomate variado, cebola roxa e amêndoa torrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário