domingo, 19 de setembro de 2021

Restaurante Vila Portuguesa - Vila Velha de Rodão

L
ocalizado no cais fluvial de Vila Velha de Ródão, com uma vista privilegiada para o Rio Tejo e a apenas 300 metros do alojamento com o mesmo nome, do qual falaremos em breve, o Vila Portuguesa oferece uma variada lista de pratos regionais, com alguma sofisticação e uma lista de vinhos que merece alguma atenção, sendo que, lá pudemos encontrar muitas referências da região Beira Interior. 
 
Como tem sido habitual em tempo de pandemia, marcámos mesa e à hora, mais minuto menos minuto, chegámos e pudemos escolher a mesa onde queriamos ficar, isto é, mais perto da janela e com uma vista deslumbrante para o Rio ou um pouco mais para dentro, mantendo parte do Rio no horizonte, mas mais recatados. O restaurante tem ainda uma esplanada, mas a opção foi mesmo ficar no interior.
 
Vinhamos atrás de pratos com peixe do Rio, de preferência frito, e a ementa lá o tinha como entrada. Foi escolha directa. Fica, no entanto, o disclamer. Uma entrada com dose tamanho prato principal. Para picar assim, só regado com limão, sem perder o estaladiço da fritura e acompanhar com o branco fresco da região. Para a mesa veio também uma tábua de produtos da região (Tábua de Queijos e Enchidos) para fazer face à possível espera pelo peixe, mas este veio bastante rápido e juntamos os sabores de ambos. 
 
Apesar do serviço meio trapalhão, em termos de velocidade estava óptimo. Mal acabamos as entradas chegram os pratos principais. A Carpa Fumada Com Esmagada de Grão estava deliciosa, embora, mais uma vez, a dose fosse desmedida tendo em conta o poderoso do prato. O serviço de mesa não se pode ficar apenas por registar o pedido e trazer os pratos à mesa. Um bom aconselhamento em relação à escolha trará maior satisfação e possibilidade de um regresso. Neste caso sobrou comida.
 
Na carne, a escolha voltou a ser acertada. As Bochechas de Porco Preto estavam no ponto certo, de comer à colher, sabor forte como esperado sem ser em excesso e perfeito no tamanho da dose.
 
Fechamos as contas com um doce. Uma Tigelada. Costuma ser uma das doçarias da região que aprecio bastante e da qual já tive o prazer de comer algumas que me ficaram na memória. Esta ficou àquem do esperado. Talhada, com textura pouco consistente e sabor muito plano.
Uma nota para um facto de todos os pratos trazerem um ramo de alecrim, que não se come, não dá sabor ao prato e que, principalmente na sobremesa, não faz qualquer sentido.

Um nota ainda para a generosa garrafeira do restaurante. Boas opções, muitas delas da região, embora a carta seja um pouco dificil de "ler". Os preços não são dissuasores de se pedir uma garrafa para a mesa. Parabéns.
 
_________________________________________________________________
VILA PORTUGUESA
Tipo de Cozinha: Portuguesa
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo:Não
Estacionamento: Sim
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 11h00 às 22h00; Sabado e Domingo das 10h00 às 22h00
Preço Médio p/ Refeição sem vinho: 17€

Morada: Rua do Porto do Tejo, Nº155 e Nº54 6030-198 VILA VELHA DE RODÃO
Telefone:  +351 272 541 216
Na net: Vila Portuguesa Restaurante

Sem comentários:

Enviar um comentário