RIESLING
LAVRADORES DE FEITORIA VINHOS DE QUINTA, SA
17
A Lavradores de Feitoria lançou recentemente a nova marca Bagos com o objectivo de dar voz a vinhos mais experimentalistas e/ou monacastas que mostrem a diversidade e versatilidade das uvas existentes no seu património vitivinícola. A inauguração é feita com a casta Riesling da colheita de 2017 e é o que chamo de começar com o pé direito pois o tempo de espera até 2024 moldou o perfil deste monocasta que mostrou ser um belissimo exemplar nacional de uma variedade que tem as suas grandes referências fora de portas.
Elegante, mostrando os petrolados que costumam acompanhar o seu perfil, com belo recorte da fruta e frescura de conjunto. Apto para abrir, puxar um bom copo e beber sem mais companhia ou juntar entradas frias com alguma gordura, cozinha asiáticas ou queijo com algum
tempo de cura.
Cor amarelo citrino, reflexos esverdeados e alourados, aspecto límpido e jovem. No nariz não se esconde a expressão da casta, petrolados evidentes, bem casados com notas de fruto de pomar, fruto de polpa branca, raspa de citrino, pitada floral, fresco salino, pedra lascada, harmonioso. Boca em tensão, acidez crocante, persistente, secando bem o palado, consistente com a fruta, bonita, fresca, pêra e algum tropical, com a casta a mostrar a sua face, uno, final de boca longo.
Sem comentários:
Enviar um comentário