ALVARINHO
MARIA CAROLINA BARBEDO MENDES
17
A casta Alvarinho é uma das variedades brancas com maior potencial de evolução em garrafa, encantando com o seu perfil vibrante e frutado quando jovem e surpreendendo com a sua complexidade e elegância com o passar dos anos. Este Tongobriga, da sub-região dos Vinhos Verdes Amarante, revela bem o poder desta casta para agarrar os efeitos benéficos do tempo de descanso em garrafa.
Agarra desde o primeiro contacto e acresce a seu potencial quando com companhia à mesa. A inusitada ligação com um prato de iscas de cebolada mostrou-se de equilíbrio e de escolha acertada.
Cor amarelo intenso, tonalidade palha com reflexos dourados, aspecto límpido e denotando o passar de anos. Elegante de aromas, mesmo revelando um bouquet rico e complexo que parece ter ganho com o tempo de garrafa, não escondendo a fruta, citrinos, fruta de polpa amarela e maracujá, apontamento de mel com limão, carácter mineral mais profundo, salino, mais vincado, muita frescura e delicadeza ao mesmo tempo. Boca de médio volume, ligeira untuosidade a envolver o palato, textura macia, acidez vibrante, salivante e prolongada, notas de laranja mais madura, conjunto harmonioso e final longo e persistente.

Sem comentários:
Enviar um comentário