quarta-feira, 25 de maio de 2011

Adega Porta de Teira

A Adega Porta de Teira, da João Teodósio Matos Barbosa & Filhos, está localizada em Alto da Serra, Rio Maior e tem como pano de fundo uma magnifica paisagem sobre o vale e Salinas de sal gema de Rio Maior. Esta é a mais recente Adega de uma empresa de cariz familiar para a qual a Vindima é toda uma festa e uma possibilidade de juntar família e amigos num objectivo comum: produzir um grande vinho.
No passado dia 21-04-2011 tive o prazer de visitar a Adega de Teira e ficar a conhecer um pouco mais acerca desta casa e acerca dos seus vinhos Ninfa. Para esta visita contei com a disponibilidade da Teresa Barbosa que me abriu as portas e me conduziu nesta viagem pela história ainda curta da Vinha e da Adega, mas já com muito para contar.
Ao entrar na Adega, e logo ao primeiro contacto visual com a mesma, deparo-me com um espaço muito cuidado, limpo e sossegado, preparado para não só para o buliço da vindima e da produção do vinho que aqui apenas acontece uma vez por ano pois apenas é utilizada para as vindimas desta vinha, mas também para o crescente mercado do Enoturismo. Um salão com uma vista priveligiada sobre a vinha e sobre todo o Vale das Salinas de Sal Gema. Não fosse o tempo chuvoso e teríamos também a esplanada preparada para um convidativo momento de relaxe. Aqui, e sem nunca deixar de se frisar o ambiente familiar, se produzem os vinhos Tinto e Espumante Ninfa, a partir das castas Syrah, Aragonez, Touriga Nacional, Pinot Noir e Alicante Bouschet. Uma nota para o Espumante que é produzido a partir da casta Pinot Noir fruto de uma pequena vinha de 1 ha plantada apenas em 2004 e que fez crescer os já existentes 2,5 ha plantados no ano 2000 com as restantes castas referidas.

Após a prova do Ninfa 2007 Single Vineyard aumentou a minha curiosidade com os restantes e principalmente com o Espumante que infelizmente não pude provar pois já se encontra esgotado´na Adega. Ficará para outra oportunidade, outro ano.

Mais um vinho da região Tejo que aparece no mercado com qualidade acima da média, com uma filosofia muito bem definida e a dar os primeiros passos no mercado nacional. Poderão encontrá-lo à venda no El Corte Inglés

Sem comentários:

Enviar um comentário