sábado, 3 de agosto de 2019

Restaurante U.M.I. Sushi - Lisboa

O U.M.I. Sushi está aberto há pouco tempo e trás algumas novidades no restaurante de sushi que estamos habituados a visitar. O Chef José Alves, que muitos poderão reconhecer pelos seus 12 anos de Restaurante Aya, pensou e confeciona um menu com o obejctivo de dar a conhecer a verdadeira cultura e gastronomia japonesas. Para isso, alia as peças de sushi mais conhecidas com apontamentos mais tradicionais.
Adicionalmente, e porque o pretendido é que se chegue mais perto do Japão sem sair de Portugal, tráz consigo uma selecção de cervejas japonesas, sakes e chás que poderá juntar à refeição.

O peixe fresco é ponto assente nesta casa. A montra de peixe parece a bancada do mercado de sábado de manhã. Peixe fresco, variedade, peixes diferentes daqueles que estamos normalmente habituados a ver num restaurante de sushi.
O normal é o salmão, o atum e o peixe manteiga. Aqui temos, para além dos habituais,  o carapau, a dourada, o robalo, o choco, o peixe espada, e por vezes o roncador.
Como espécie de Amuse Bouche saiu rapidamente um Aji-Tataki, um carapau picado com alho francês e gengibre preparado pelo Chef ali à nossa frente. Começo simples, mas que convenceu.

Na mesa, sem grandes floreados e utensílios, apenas os habituais Molho de Soja, Pasta de Wasabi, Gengibre e Feijão Japonês. E de seguida a passagem para o Menu de Degustação Especial UMI.  Três momentos distintos, um peixe a fazer companhia de inicio ao fim do menu, aproveitando todas as suas partes, até mesmo aquelas que normalmente nem consideramos como as escamas ou as espinhas.

O primeiro momento, Sushi to Sashimi, um conjunto de bonitos e saborosos sushi rolls, nigiris, sashimis diversos.

Excelente apresentação e preparação. Mais um vez destaco a textura e sabor de cada peixe. Uma delicia. O choco pareceu um pouco estranho, mas funciona na perfeição.

Aparece a nossa dourada. O sashimi. Irrepreensível na imagem e no sabor. O ponto mais alto sem qualquer dúvida. Que grande ideia. Foi a dourada, mas poderia ter sido um robalo.

O segundo momento chega com a Tempura de Peixe e Vegetais  e o Crocante de Escamas e Espinhas. Mais uma parte da Dourada. Agora na tempura e no crocante de espinhas. Para ir picando e conversando com os amigos, lentamente que o tempo parece aguardar.

O aproveitamento das escamas junta-se à festa nestes crocantes Gunkans, Não se estranha a textura e ficamos com a sensação que temos de começar a guarda as escamas do peixe que preparamos em casa.

Para o terceiro momento, a única parte do nosso peixe que ainda não tinha sido aproveitado. A cabeça. O Kabotoni é a cabeça do peixe cozinhada a vapor com sake.  Momento único. Coma com pauzinhos até sobrar só o caldo e fios de peixe. Depois peça um colher ou sorva directo do prato. Delicioso.

As sobremesas são para mim, nos restaurantes de comida asiática, a parte da refeição que mais me desilude. Muitas vezes creio que existem duas ou três sobremesas na ementa só para encher e para ver se ninguém as vai pedir.
Aqui veio para a mesa um Brownie de Chocolate com Gelado de Chá Verde e um Leite Creme Com Erva Príncipe. O primeiro a criar um contraste quente/frio e com um gelado acima da média,. Uma sobremesa deliciosa, mas talvez pouco asiática. No caso do leite creme temos uma sobremesa fresca e com um toque mais asiático. Gostei.
______________________________
U.M.I. SUSHI
Tipo de Cozinha: Japonesa, Sushi
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo: Sim
Estacionamento: Sim (Gratuito)
 
Preço Médio p/ Refeição: 40€
Morada: Via do Oriente, Nº 16 Parque das Nações 1990-512 LISBOA
Telefone:  +351 925 529 929
Na net: UMI Sushi

Sem comentários:

Enviar um comentário