domingo, 9 de fevereiro de 2020

O Inverno Sabe Tão Bem No Tacho em Coimbra

Regresso, mais do que apetecido, ao restaurante No Tacho, em Coimbra, para conhecer as novidades da ementa para os dias frios de Inverno. Passado mais de um ano após a nossa primeira visita, soube bem regressar. Em termos estéticos, quase nada parece ter mudado, espaço cuidado, aspecto clean e confortável, com aquela sensação de conforto e uma certa intimidade, mas esperavamos novidades em termos de pratos e esses estavam à nossa espera.
A ementa de inverno aposta, nesta altura, mais em pratos de tacho, sendo trazidos para a mesa assim mesmo, continuando-se todavia a apostar na qualidade do produto, na sua singularidade, na sua minuciosa procura e escolha e na construção de pratos baseados no receituário tradicional da região onde cada um nasce. Não se inventa. Apenas somos servidos com o melhor.
O Chef Vitor Oliveira continua a ser a cara desta casa e a incutir o seu cunho pessoal a tudo o que sai da cozinha. Tem de sair perfeito. Senão não vale a pena.

A verdade, é que ao comer o Arroz de Entrecosto em Vinha D'Alhos ou o Arroz de Fumeiro confesso que me senti transportado para outro tempo, para recordações do tempo dos aromas e sabores quentes familiares da minha vida e acabei mesmo por me lembrar daquela mítica cena do filme "Ratatouille" em que o rígido crítico gastronómico Anton Ego prova o prato de Remy, o pequeno ratito Chef e regressa às memórias de infância. Fabuloso. É tão bom ir a um restaurante e encontrar sabores assim, qe nos fazem recordar, que nos fazem tão bem à alma.

Da ementa provamos o Arroz de Fumeiro, o Arroz de Entrecosto em Vinha D'Alhos e o Arroz de Cabidela com Galinha do Campo. Autênticas perdições. Ficou na vontade a Chanfana à Bairrada, mas ainda conseguimos provar o Peito de Galo Celta Com Puré de Couve Flor e Cenoura, um novidade exclusiva que chega directamente da Galiza e que encaixa que nem uma luva no conceito mais quente e reconfortante da ementa para o dias mais frios.

Nas sobremesas também há novidades. O Morgado do Bussaco e o Pudim de Gemas e Vinho do Porto são a companhia perfeita para um final de refeição perfeito.
A partir do momento em que se começa é díficil resistir a tentar provar os restantes pratos, por isso, aqui o desafio é conseguir fazer por lá paragem mais do que uma vez.
_______________________________________________________
RESTAURANTE NO TACHO
Tipo de Cozinha: Portuguesa. Mediterrânea
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo: Sim
Estacionamento: Com Parqueamento Pago a 500 m
Horário: Todos os dias das 12:30h às 15:30h e das 19:30h às 22:15h Excepto Domingo e Segunda-feira (Fechado)
Preço Médio p/ Refeição: 25€

Morada: Rua da Moeda Nº 20, 3000-282 COIMBRA
Telefone:  +351 911 925 961
Na net: http://www.notacho.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário