quinta-feira, 11 de março de 2021

Head Rock Colheita Seleccionada 2016 Branco

HEAD ROCK COLHEITA SELECCIONADA 2016 BRANCO | TRÁS-OS-MONTES | 12,5% | PVP  8,45€
ALVARINHO, GOUVEIO
CARLOS MANUEL ALVES BASTOS - HEAD ROCK WINES
17
 
Os vinhos de Trás-Os-Montes entusiasmam-me. Não é coisa recente, não é moda, nem sequer será pela ligação familiar à região da qual muito me orgulho, mas será o reconhecer que cada vez se revelam mais os projectos que nos fazem chegar vinhos de elevada qualidade, disruptivos, com expressão de um terroir único e que nos fazem sair do lugar comum.
Assim é este branco de 2016 lançado para o mercado já com 2020 em andamento e que parece ser da colheita mais recente. Potencial de guarda enorme.
Cor amarelo citrino, média intensidade, tonalidade esverdeada, aspecto límpido e jovem. No nariz mostra, com elegância e intensidade bem medida, notas de fruto tropical, maracujá essencialmente, algum fruto de caroço, pêra rocha, bem casados com perfumado a flor branca e uma marcada tez mineral, sílex, pedra partida. Boca com acidez vibrante, cheia de fruta, citrino e maçã verde, mais uma vez mostrando um lado mineral que não se esconde, corpo médio, algum volume e cremosidade, harmonioso no conjunto, com final de boca longo. 
À mesa portou-se com excelência com marisco cozido e pratos com mais complexidade e estrutura como o arroz do mar.

Sem comentários:

Enviar um comentário