domingo, 12 de junho de 2022

Boa-Bao - Lisboa

A promessa é a de se embarcar numa viagem pela China, Tailândia, Indonésia, Malásia, Vietname, Camboja, Laos, Taiwan, Singapura, Coreia, Japão, Filipinas e até mesmo Índia sem sair de um espaço  inspirado nos mercados asiáticos dos anos 20, ou seja, cerca de 100 anos depois, com uma pincelada de modernidade, sem deixar de ser um espaço no qual nos sentimos bem e confortáveis para a viagem, lá vamos nós.
 
O nosso objectivo principal eram, sem qualquer ponta de dúvida, os Baos, de diferentes tipos e com diferentes ingredientes, queriamos colocar à prova o que nos havia sido passado de bom acerca dos mesmos. Porém, antes de lá chegar, ainda houve tempo para outro ponto alto desta casa: a carta de cocktails e mocktails. Alguns de autor, outros mais simples, com copos bem vistosos. 
Em termos de bebidas, o brilho fica um pouco por aqui. As cervejas asiáticas são basicamente as que existem em todo o restaurante de cozinha oriental e o vinho é do mais corriqueiro que se pode pensar. 
 
Os cocktails foram deste modo a nossa escolha para aguardar os primeiros pratos e para seguir depois com a refeição. As Chamuças Vegetarianas com Chutney de Tamarindo abriram as hostelidades. Crocantes, leves cheias de sabor. Não são as melhores que já comi, mas andam muito perto.

Quase ao mesmo tempo chegou também à mesa o Sortido Dim Sum escolhido. Existe uma opção vegetariana, mas escolhemos a que inclui carnes e marisco. Simples, cheios de sabor, com a textura correcta. Não desiludiram. Quase de seguida vieram os Baos. Serviço rápido, atento, muito simpático. Nesta viagem somos bem acompanhados e conduzidos com sugestões e dicas. Estamos bem.

Hora do Bao. Nas fotos, de cima para baixo, o Bao de Frango Crocante com Batata Doce e Molho de Tamarindo, o Bao Clássico Barriga de Porco com Hoisin e Picles de Vegetais e o Bao do Dragão de Camarão Agridoce com Pepino, Abacaxi e Alga. O pão Bao é incrível. Aquela textura é deliciosa e a conjungação de sabores no ponto. Destes, o melhor é o clássico com barriga de porco, mas o de camarão vem logo atrás a pouca distância. Lambam-se os dedos sff.

Para terminar os pratos quentes dois pratos em simultâneo. Uma espécie de salada fria, Kimchi de Pepino, ligeiramente picante, acidez no ponto, boa crocância, sabor acima de tudo, viciante. E uma escolha no wok, Phuket Hokkien Mee, Noodles Salteados com Camarão Black Tiger e Barriga de Porco. No fundo, resolvemos juntar os melhores ingredientes dos Baos e seguir para outro destino, com o mesmo prazer e felicidade.

A sobremesa, que normalmente acaba por ser o momento que mais me desilude num restaurante asiático, acabou por mostrar querer ser diferente, mas ainda assim sem encantar. Inicio nos doces com os Dim Sum de Laranja e Chocolate com Sorbet de Coco e de seguida, num saltinho até à Indonésia, o Dadar Gulung, Panquecas Coco e Pandan da Indonésia, mais fresco e de doce equilibrado.

______________________________
BOA-BAO LISBOA
Tipo de Cozinha: Asiática
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo: Sim
Estacionamento: Sim. A pagar e alguma dificuldade. Escolha transportes públicos para evitar o stress.
Preço Médio p/ Refeição: 20€

Morada: Largo Rafael Bordalo Pinheiro, Nº30, 1200-369 LISBOA
Telefone:  +351 919 023 030
Na net: Boa-Bao Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário