TINTA AMARELA
QUINTA DO PÔPA, LDA
17,5
A estreia desta casta na gama Quinta do Pôpa Parcela Única é feita com a colheita de 2021, lançada agora, à beira de 2024 e com a curiosidade pessoal de chegar no final de um ano em que tive contacto com alguns vinhos (ainda poucos) feitos 100% com a Tinta Amarela. Parece-me uma casta com muito potencial, quando bem trabalhada, sendo que o resultado são vinhos de enorme elegância, acidez aguçada e grande versatilidade à mesa.
Será de eleição para as carnes vermelhas e assim que as temperaturas comecem a subir para quem não dispense o tinto à mesa, embora faça também sentido chegar num momento em que na mesa aparece o bacalhau e se queira fazer a ligação com um tinto que lhe faça frente.
Cor rubi de média concentração, nuances violáceas, luminoso, aspecto límpido e jovem. Nariz delicado, comedido a inicio, revelando a fruta vermelha madura bem envolvida em notas especiadas, terroso fresco, algum pimento maduro, erva aromática, atrativo. Na boca mostra-se elegante, de médio volume, textura macia e com acidez no ponto, tensa, persistente e bem alinhada à fruta vermelha e herbaceo mais saliente na prova, bem ligado com as notas especiadas e tanino pronto, final de boca longo e persistente.
Sem comentários:
Enviar um comentário