terça-feira, 12 de março de 2024

Guelra - O Mar Servido à Mesa

O Guelra abriu portas há relativamente pouco tempo em Lisboa, no número 35 da Rua de Belém, apresentando-se como um espaço de cozinha de autor, criativa, mediterrânica e contemporânea, que serve um menu diferenciador exclusivamente de peixe e marisco. Não é uma marisqueira e também não é o típico restaurante com os mais variados tipos de  peixe grelhado, é acima de tudo Mar, produto fresco e de qualidade, juntando-lhe um pitada especial de dedicação e paixão pelo processo criativo em redor de cada prato. 
O lema da casa revela-se logo à entrada, em letras garrafais, onde somos levados a ler OCEAN TO TABLE, ou seja, do Oceano para a Mesa, e não somos enganados em nenhum momento. 
Ao leme, na cozinha, somos levados pelo chef Manuel Barreto e ao seu lado, na sala e no serviço de vinhos, o Diogo Machado num árduo trabalho conjunto onde ambos se unem para encontrar os melhores pairings.
A decoração veste-se em tonalidade marítima, azul e branco, motivos nauticos, à entrada o bar que parece a proa de um barco, muito mar e ainda nem nos sentamos à mesa. No piso de entrada temos lugares ao balcão e a esplanada num registo mais descontraído e informal, enquanto que no primeiro andar, embora também bastante informal, o tradicional setup de mesas tenha sido o escolhido para conhecermos um pouco acerca da oferta da casa.
O menu, sabiamente dividido por entradas, para partilhar e pratos principais, dá primazia à partilha. O intuito é navegarmos acompanhados e desfrutar da viagem em boa companhia.

Na mesa esperava já o couvert composto por uma seleção de pão, entre os quais um brioche japonês e um pão de fermentação lenta, um paté de sardinha feito na casa e azeite. Bem composto, com o paté a pecar por ser pouco para a delícia que estava.
Começamos então pelas entradas, ainda não em modo partilha, mas unitárias. O destaque, nesta primeira fase, vai para o Bacalhau³ (ao cubo) com a Brandade, os sames e as línguas do fiel amigo a proporcionar momento crocante e salino. Tudo é bacalhau e é delicioso; a Tostada de Camarão, já a chamar pela sul americana tortilha de milho azul, com o molho romesco e o ponzu a fazer vibrar o conjunto; e as inovadoras Fish Wings a fazer lembrar um fast food bem apreciado aqui em modo Boca Negra e molho tártaro. Viciantes e cheias de sabor. 

Já a saltar para os momentos partilha, chega à mesa o Tártaro de Atum com maçã verde, aipo alho negro e pitada de wasabi e as coloridas "Nadadeiras" de Alfonsim que mostraram, mais uma vez, o poder criativo da cozinha em apresentar o peixe, cheio de sabor e com novas abordagens.

A experiência já estava a correr muito bem, mas a fasquia estava prestes a subir e desfrutarmos de quatro momentos obrigatórios numa próxima visita, alguns até mesmo em qualquer que seja a visita. 
A começar pela intensidade e sabor do Alfonsim e Gamba da Costa, numa interpretação da moquequa de peixe e camarão,que apetece passar o pão até limpar por completo o prato; depois, o Ensopado de Borrego do Mar, que nos leva ao engano pelo nome, mas que nos faz duvidar dos ingredientes pela complexidade e sabor da Lula, glaciada e grelhada, da tempura de polvo e do caldo de peixe com enchidos (aqui a única carne); com a Moreia Frita chegamos ao momento "Pára tudo!", resmas de tigelas disto. Um verdadeiro torresmo do mar. Estaladiço, salgado o suficiente, viciante; por último, a interpretação da japonesa Katsu Sando, com Atum, perfeito para a pausa a meio da tarde ou como paragem estratégica ao balcão antes de ir aproveitar as noites mais longas  

Para um final doce, um trio que convence, apostando também na experiência de mundo e vertente criativa da cozinha. Vieram as três para a mesa ao mesmo tempo e pudemos pudemos provar  cada uma delas numa primeira fase de reconhecimento e depois dedicarmos atenção àquelas que mais gostámos.
À Tarte de Queijo com Praline de Amendoin e Rebentos de lemon ball, de textura cremosa, sabores intensos e garantia de conforto, seguiu-se seguiu-se o Pudim de Ameixa em diversas texturas e temperaturas, mais fresco e para os amantes dos frutos vermelhos. aliado ao Chocolate branco. O Creme de Arroz Doce com Telha de Arroz Frita, Toffee de Canela e Raspa de Limão ficou para o final e trouxe recordações de momentos bem passados, enquanto miúdo, com uma tigela do arroz doce tradicional na mão. Aqui em várias texturas. Muito bem conseguida.

Final perfeito para uma viagem gastronómica sofisticada e focada essencialmente no sabor, na qual os ingredientes mais frescos, fizeram o par perfeito com a gastronomia contemporânea e criativa. Diz o ditado que "Há mar e mar, há ir e voltar" e também aqui há muito mar, já cá estivemos e temos de voltar.

_____________________________________________
GUELRA - OCEAN TO TABLE

Tipo de Cozinha: Peixe, Marisco, Partilha
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo: Sim
Estacionamento: Público (Pago e não Pago)
Preço médio sem bebidas: 30€
Horários: Terça-feira a Domingo das 12:00h às 23:00h. Segunda-feira encerrado
 
Morada: Rua de Belém nº 35,
               1300-085 LISBOA
         
Telefone:  +351 939 002 081
Mail: reservas@guelraott.com
Na net: Guelra

Sem comentários:

Enviar um comentário