terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Aires: Viagem pela Gastronomia Argentina no Monte Estoril

A
Argentina passou a estar mais perto a partir do momento em que o Aires Restaurant abriu portas em plena centro do Monte Estoril, a dois passos do Jardim dos Passarinhos. Uma verdadeira homenagem à cultura gastronómica deste País símbolo de paixão, abraçando comida, vinho, música, dança, família e amigos num espaço sofisticado, mas ao mesmo tempo aconchegante, que nos deixa de sorriso aberto assim que adentramos o espaço.
 
{Couvert: Chips de Pão Caseiro e Tortilha Andina Grelhada. Maionese de Aipo, 
Paté de Beringela e Tomate}
A Chef Marianela Ramadan aceitou o desafio de liderar a cozinha e ajudar os proprietários a gerir o restaurante e criando uma ementa onde, para além do tradicional Asado com os melhores cortes argentinos, constam também pratos de tradição andina, gaúcha e patagónica sempre com o toque pessoal da Chef. A sua conterrânea Gabriela Balbi é o seu braço direito e recebe cada cliente com um sorriso largo, dando-nos a mão nesta autêntica viagem pela gastronomia argentina, partilhando a sua vivência e fazendo com que entremos nas suas memórias de infância até chegar a cada prato que nos é trazido à mesa.

A carta de vinhos, apenas com referências argentinas, é uma longa e demorada aventura até chegar à decisão final. Percebe-se que a intensão é mais do que simplesmente ter vinho argentino, é trazer o vinho à mesa, em cada prato, rica, bem construída, com alguns dos icones do País e com muita referência desconhecida, mas abrangendo as diversas regiões, castas e tipos de vinho. Escolhemos uma vinho branco para começar o caminho, sugerido pela casa, desconhecido por nós, vencedor no copo. Com os pratos principais, com a carne como Rainha, a decisão recaiu sob um nome mais familiar. Ambas as escolhas mostraram o seu acerto na ligação aos pratos.
A ementa é um verdadeiro compendio de pratos argentinos, começando desde logo pelas entradas, cujos nomes não deixam de nos fazer brilhar o olhar, mas tinhamos de escolher e para a mesa veio o obrigatório Duo de Empanadas, composta por uma empanada de carne cortada à faca e uma empanada caseira de charqui gaucho, acompanhada de molho de tomate picante. Deliciosas!
Escolhemos também o Chorizo Al Plato, chouriço assado servido com molho crioulo clássico e fatia de pão caseiro com chimichurri. A curiosidade pela ligação dos sabores foi o mote para esta escolha, que não desiludiu. A terceira escolha foi a que causou mais surpresa, revelando ser um verdadeiro must taste nas entradas. As Mollejas Josper, moelas crocantes com emulsão verde de limão e salsa, conquistam desde o primeiro momento. Soubemos mais tarde que há clientes que por vezes se ficam só pelas entradas, mas na nossa primeira vez quisemos conhecer mais. 

{Duo de Empanadas / Chorizo Al Plato / Mollejas Josper}
De seguida as carnes. O momento da verdade. Optamos por dois registos completamente distintos, mas ambos de excelência. O Lomo de Novillo Argentino, trazido para a mesa no ponto pedido, sem mácula, de comer e fechar os olhos. Textura macia, sabor, conquistou a mesa sem dificuldade. Fizeram-lhe companhia os Champiñones a la Patagonia, Cogumelos inteiros perfumados com alho e azeitona e servidos com redução de frutos vermelhos. Os apontamentos terrosos e a fruta do bosque a gabharem pontos na harmonização.
 
{Lomo de Novillo Argentino}
 
 {Champiñones a la Patagonia}
As Costillas Patagonicas de Doble Coccion Al Malbec mostraram a ternura e sabor que o entrecosto com dupla cozedura, amaciamento em Malbec durante 6 horas e a finalização no forno Josper a carvão podem criar. Não é dificil perceber que a carne descolava do osso sem dificuldade e quase seria possível comer à colher. Sabor, sabor e mais sabor!
Uma dose generosa de Boniatos de Campo, nada mais do que batatas doces cozinhadas com pele, manteiga de salva e migalhas de queijo Roquefort espevitaram ainda mais as nossas papilas gustativas. A ligação doce vs salgado brilha.

{Costillas Patagonicas de Doble Coccion Al Malbec}
 
{Boniatos de Campo}
Na momento mais doce não podia faltar a tradição e a inovação. As Panqueques de Dulce de Leche, aqui com o twist das migalhas de mantecol junto com o gelado de nata trouxeram à mesa uma das sobremesas mais conhecidas deste País; por outro lado, o Volcan Aires trouxe a inovação num vulcão de chocolate negro com coração de chocolate branco e gelado.

{Panqueque de Dulce de Leche}

{Volcan Aires}
Sem dúvida alguma que é obrigatório voltar.

_____________________________________________
AIRES RESTAURANT

Tipo de Cozinha: Argentina, Tradicional
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo: Não
Estacionamento: Fácil (Pago e Gratuito)
Preço médio sem bebidas: 18€
Horários: Quarta-feira a Sábado das 18:30h às 23:30h
                Sábado das 12:30h às 15:30h
                Domingo das 12:00h às 16:00h
 
Morada: Avenida São Pedro, N° 8
              2765-446 ESTORIL
         
Telefone:  +351 934 453 242

Sem comentários:

Enviar um comentário