sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

O Espiga e a Adega de Borba - Lugar ao Alentejo à Mesa


A Adega Cooperativa de Borba trouxe para junto de si a Família Espiguinha com o seu Restaurante Espiga para abraçar um conceito de parceria prato / copo de sucesso e de felicidade gastronómica.
O receituário regional num casamento com o vinho do produtor no qual cada parte é tratada com o devido respeito resultando daí o sucesso deste enlace.

Estamos a chegar a Borba depois de breve paragem no mercado de Estremoz. À nossa direita, no alto, a mais recente infraestrutura da Adega de Borba destaca-se na paisagem alentejana e, pouco depois, uma centena de metros após entrada no casario da cidade de Borba, encontramos a loja da Adega de Borba, paredes meias com o Restaurante O Espiga. 
 

 
O Espiga é desde fevereiro de 2019 o restaurante da Adega Cooperativa de Borba, no qual a gastronomia tradicional alentejana é tratada por tu e onde a família Espiguinha nos recebe de forma calorosa e atenciosa, num espaço moderno, amplo e cheio de luz, com apontamentos que nos apontam o caminho  para o Alentejo e para o vinho, como a lareira e as talhas, que nos remetem de imediato para o aconchego da casa alentejana e das tascas mais antigas da região onde, normalmente, não faltava o Vinho de Talha. 
 
À mesa, e para começar a picar, não falta o pão alentejano, do bom, as azeitonas cheias de sabor, o queijo de ovelha curado e uma tábua de enchidos diversos fatiados que é um atentado a qualquer ideia de dieta ou de intenção em apenas provar uma rodela. Acreditem. Não fica lá nada. O toucinho entremeado e o enchido do cachaço conseguem despertar o estado de gula do mais recatado comensal. 
No plano das entradas também não nos podemos queixar, o nível de tentação gastronómica continua alto e escolher é o mais difícil. 
 
Destaque para os peixinhos da horta com um polme crocante e deliciosa, a omelete de espargos frescos ou salada de bacalhau com grão-de-bico. Nos principais e consoante a época do ano, a escolha é variada. Desde os mais tradicionais como o Gaspacho à Alentejana com Peixinho frito no verão, passando pela Sopa de Batata com Tomate, Bacalhau e Ovo, as Migas à Alentejana com Entrecosto de Porco Preto Grelhado, o Ensopado de Borrego à Alentejana, o Cozido de Grão À Ganhão, a Perna de Borrego Grelhada com Alecrim, a Sopa de Cação e tantos outros que só mesmo visitando para os conhecer. Existe também uma montra de peixe fresco e marisco onde nada parece faltar. Parece que estamos à beira-mar, mas relembro que estamos em Borba.
 
Na parte mais doce da ementa, temos mesmo de pensar no segundo estomago que todos dizem ter neste momento. 
Imperdível a Sericaia com Ameixas de Elvas, mas temos também à nossa escolha uma série de doces conventuais como o pão de rala e a encharcada e, claro, a fruta da época.
 
No copo, como não podia deixar de ser, os vinhos são os da Adega Cooperativa de Borba. Todos estão disponíveis e se algum estiver falta de stock no restaurante podemos sempre dar um saltinho à porta do lado. 
O vinho é aqui bem tratado. Copos adequados, temperaturas correctas e conhecimento de quem nos serve e nos ajuda a maridar companhia ao que vem da cozinha. 
Uma nota de destaque para o preço do vinho. No O Espiga o vinho não se encontra apenas nas prateleiras, caixas e carta. Praticamente todas as mesas têm vinho a ser bebido. Os preços são adequados, convidativos e os parabéns têm de ser dados a ambas as partes.
Já tive a oportunidade de repetir a primeira visita. Este é daqueles sítios que nos permite a felicidade no mesmo local, vezes e vezes sem conta e que deve fazer parte do roteiro de visita desta região.

_______________________________________
O ESPIGA

Tipo de Cozinha: Regional Alentejana
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo: Não
Estacionamento: Parque Público
Preço médio sem bebidas: 20€ 
Horários: Segunda a quinta-feira: 12:00h às 17:00h
                Sexta-feira e Sábado: 12:00h às 23:00h
                Domingo: Fechado
 
Morada: Av. da Estação 1A
              7150-144 BORBA
         
Telefone:  +351 268 894 244

Sem comentários:

Enviar um comentário