sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Calém - Visita às Caves do Vinho do Porto

Sempre que visito a cidade do Porto dou um saltinho a Gaia para visitar uma ou duas Caves do Vinho do Porto. As Caves da Porto Calém foram assim alvo da minha atenção e aqui fica a minha nota da visita.
Esta é uma das mais famosas marcas históricas do Vinho do Porto e a visita começa com um pouco de história acerca da Calém e das diversas transformações que foi sofrendo ao longo dos anos, numa sala devidamente preparada para o efeito, com muitas fotografias históricas e objectos, como garrafas, já com anos e anos de existência. Neste pequeno Museu, para além da história da marca, podemos conhecer tudo acerca da Região Demarcada do Douro e da própria produção do Vinho do Porto.
De seguida somos levados para as Caves propriamente ditas e verificamos as condições especiais de envelhecimento deste precioso néctar e no fim temos uma breve explicação acerca de cada tipo de Vinho do Porto produzido. Momento de alguma inter-actividade no qual podemos fazer algumas questões acerca do que nos vai sendo transmitido.
A visita termina com a esperada prova de dois Vinhos do Porto desta casa. Um branco e um tinto, embora não tenha gostado muito do Tinto Ruby que nos foi servido, o branco era bastante agradável sendo da gama que representava.
Uma visita a colocarem na vossa agenda.

Sem comentários:

Enviar um comentário