sábado, 1 de novembro de 2014

Míscaros - Festival do Cogumelo 2014

O Festival do Cogumelo está de volta. Entre os dias 14 e 16 de novembro, na aldeia do Alcaide, no concelho do Fundão, os visitantes poderão aproveitar os passeios micológicos e maravilhar-se com a natureza envolvente da encosta da Gardunha, degustar diferentes formas da confeção de cogumelos e outras especialidades da região nas tasquinhas típicas especialmente preparadas na aldeia.

Na apresentação à imprensa, que decorreu na passada quarta-feira no Bi+Ca em Lisboa, foi possivel ter uma primeira aproximação do que poderá acontecer nestes três dias de festival, embora sem a beleza e envolvência de um lugar único em Portugal. Ou não fosse este também um evento que sob o pretexto do lazer e animação, procurar na sua essência evidenciar o património paisagístico, cultural e ambiental do Alcaide e de toda a Serra da Gardunha.

Durante os dias do Festival, toda a aldeia se mascara, dando asas a todo o misticismo característico desta altura do ano, numa homenagem ao Outono, ao cogumelo e às tradições e costumes das gentes do Alcaide e da região. Toda a aldeia se prepara para receber os visitantes em suas casas, autênticas tasquinhas abertas apenas nos dias do Festival
 
Do programa desta edição o destaque vai para a gastronomia micológica regional, os live cookings com os chefs Vincent Farges, Miguel Laffan, Mário Rui Ramos, Duarte Batista e David Bento (que esteve presente nesta apresentação), os passeios micológicos, a animação de rua, as tasquinhas, o mega almoço, o artesanato, uma exposição de fotografia, os ateliers de palmo e meio e o espaço para crianças Miscolândia.
 
A par deste festival irá ter lugar, entre os dias 10 e 23 de novembro, a Mostra Gastronómica Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores do Cogumelo, em 16 restaurantes do concelho do Fundão.

As tasquinhas serão o local previligiado para provar todas as delicias à base de Cogumelos e a partilha continuará durante o fantástico almoço tradicional repleto de sabores da terra, incluindo... os Cogumelos.

 
Ao longo do festival irão decorrer diversos live cookings protagonizados por chefs. Os live-cookings terão lugar na Cooking Arena, situada na Praça Gil Pinheiro, e aqui poderão os visitantes aprender a fazer em suas casas, prato dignos de verdadeiros Chefs.

Houve ainda lugar para uma pequena lição acerca de alguns cogumelos comestiveis por mais do que uma vez e de outros que só se conseguem comer por uma única vez. Uma pequena antecipação do que serão os Passeios Micológicos. Com recolha de cogumelos silvestres e que irão realizar-se no sábado, dia 15 de novembro, às 14.00h, com o preletor José Matos, e no domingo, dia 16 de novembro, às 10.00h, com o especialista em cogumelos Gravito Henriques, que irá acompanhar a apanha e realizar a descrição dos cogumelos.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo novo layout Carlos, está muito melhor assim.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jorge. Ainda vai ter mais umas alterações, mas a mudança de fundo já está.

      Eliminar