sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Quinta Madre De Água - Um Refúgio Com Vista Para a Serra da Estrela

A história desta Quinta, nascida de um projecto sustentado que respeita a natureza, o homem, as artes e tradições, parece, de inicio, um pouco irreal e tirada de um daqueles filmes Disney onde a defesa de todos princípios acima indicados como sustentação do projecto são a base do argumento. 
Em 2007, as viagens que o casal Luís e Lurdes fizeram com alguma regularidade à aldeia da mãe da Lurdes – Vinhó, concelho de Gouveia, no sopé da Serra da Estrela – precipitaram a decisão de ali adquirir uma propriedade e fazer um regresso às origens.

O sonho materializou-se com a aquisição da Quinta Madre de Água, com 16 hectares, onde existiam algumas construções em pedra granítica, uma parcela de vinha com 40 anos, muitas oliveiras, carvalhos, castanheiros, pinheiros, cerejeiras centenárias, formações rochosas da era Glaciar e muitos poços de água. Será esta quinta a dar o nome ao projecto Madre de Água, em que o logótipo representa a imagem dos cristais da água.

Assim, recuperando antigas construções na propriedade, construiu-se um hotel de charme com apenas 10 quartos e um restaurante, onde se recebem os hóspedes em ambiente familiar. Sentimo-nos que se estivéssemos num pequeno refúgio, onde o tempo parou para a nossa estadia, onde somos envolvidos por paisagens deslubrantes e para onde podemos sempre levar os nossos animais de estimação. O conforto de sentir que estamos numa segunda casa.

No Hotel, para além do espaço destinado aos quartos existem também espaços de leitura e descontracção, uma piscina para os dias mais quente do verão e o restaurante. Tudo emana um sentido de elegância e charme, como ao mesmo tempo de aconchego e familiar.

O projecto engloba também uma queijaria, que alia a tradição às novas tecnologias na arte de produzir o famoso queijo da Serra da Estrela certificado, um ovil e um rebanho de 500 ovelhas da raça bordaleira e uma coudelaria que enaltece e preserva o cavalo de pura raça Lusitana.

Para além dos prémios já recebidos neste particular que atestam a qualidade dos queijos aqui produzidos, é maravilhoso observar como tudo se faz no seu tempo e com o seu tempo, fazendo com que a experiência do visitante e hóspede seja ainda mais gratificante.

O picadeiro está a ser construído com materiais da região – perfeitamente enquadrados na paisagem – e ali irá desenvolver serviços associados ao cavalo e à arte de bem cavalgar. Futuramente será ainda recuperada e ampliada uma adega centenária onde serão vinificados os vinhos Madre de Água.

Nos terrenos existem também vinhas, oliveiras e pomares onde predomina a pêra rocha, a maçã golden e a bravo Esmolfe, e muitas roseiras com as mais variadas cores. Entretanto foram adquiridas outras quintas vizinhas – Santo António, Regada, Caramuja Nossa Senhora do Porto – que perfazem a área de 60 hectares onde todos estes edifícios estão a ser construídos.

Como produtor de vinho é possível não só passear pelas vinhas, como também provar os vinhos aqui produzidos, efectuar provas com pairing com os queijos também aqui produzidos ou mesmo ter uma experiência mais completa entre a comida e o vinho no próprio restaurante do Hotel.
Um oferta de enoturismo e turismo rural plena de elegância, diferenciadora e muito completa. Impossível deixar aqui todas as imagens deste local pelo que convido a visitar a galeria fotográfica mais completa.
Por último, mas que podia ser muito bem o mote para o inicio deste texto, de referir que não se pode deixar de referenciar que uma das fortes razões para toda esta dedicação e paixão que se sente em cada pormenor vem do o amor de Lurdes pelos animais. Ainda muito nova começou defender a causa animal, com especial enfoque nos cães errantes.

Assim, neste projecto foram criados espaços e condições para acolher animais que hoje fazem parte da rotina diária da propriedade. Senti um aperto no coração de felicidade por tudo o que aqui vi. Passar ao lados de cães e gatos que outrora foram abandonados e que ali, recolhidos por Lurdes, encontraram uma casa. É por tudo isto que também eu me apaixonei por este projecto e aconselho vivamente a visitar a Madre de Água não é só vir a uma simples quinta.
Há muito para ver, sentir e descobrir seja primavera, verão, outono ou inverno.
_________________________________________________
HOTEL QUINTA MADRE DE ÁGUA
Morada: Vinhó 6290-651 GOUVEIA (indicações ao longo do caminho)
GPS: 40° 29′ 32” N, 7° 37′ 6” W 
Email: hotel@quintamadredeagua.pt 
Reservas: T: +351 238 490 500
Observações: Hotel Rural Com Enoturismo, Restaurante, Provas de Vinho, Queijaria, Olivais, Vinha, Picadeiro, Equitação, Canil, Aceita Animais de Estimação

Sem comentários:

Enviar um comentário