segunda-feira, 7 de abril de 2014

A Nova Ementa Primavera / Verão no Restaurante River Lounge do MYRIAD by SANA HOTELS

De regresso a um restaurante dos SANA HOTELS. Desta vez o River Lounge do MYRIAD em Lisboa, no actual Parque das Nações e com a visão gastronómica da primavera a ser apresentada pelo Chef Frederic Breitenbucher que aqui chegou vindo da Fortaleza do Guincho, onde era Sub-Chef, à cerca de dois anos.
Um primeiro reparo para a sala do Restaurante. Amplo, linhas luxuosas, cores limpas, branco e preto a predominar, janelões de vidro e esplanada sobre Tejo e com a Ponte Vasco da Gama a marcar, no horizonte, a paisagem. Sem dúvida um óptima escolha para uma refeição descontraída e com classe.

A apresentação da ementa primavera/verão chegou na forma de um menu de degustação constituída por duas entradas, prato de peixe, prato de carne e uma sobremesa final que no fundo eram três. A companhia vínica já previamente escolhida, foi respirar fundo e começar.

A primeira entrada, Vieira Marinada Com Variações de Beterraba e Legumes Crocantes, é um verdadeiro hino à primavera. Parece um jardim bonsai, onde as cores parecem todas elas fazer parte de uma só planta, verdadeiramente maravilhoso. Muita frescura e leveza, com o crocante da beterraba a funcionar na perfeição e envolvido num toque limonado delicioso.

De seguida, um entrada mais robusta, para uma primavera como a nossa, tons mais quentes num Magret de Pato Fumado e Foie Gras Salteado, Chutney de Toranjas e Pão de Especiarias que se mostra equilibrado, com o citrino a marcar novamente o palato e um foie gras excelentemente salteado. Ambas as entradas foram acompanhadas pelo vinho Mar da Palha 2012 Sauvignon Blanc que confesso ter casado melhor com a primeira embora não seja descabido com a segunda entrada.

Lugar ao peixe com prato seguinte. Aqui o escolhido foi o Salmonete Salteado, com compota de Funcho e Crumble de Azeitonas e Batata com Açafrão. Mais uma vez de apresentação irrepreensível, com a paleta de cores a funcionar e a cativar os sentidos. Aqui todos os pormenores parecem fazer palpitar os sentidos, na boca há uma festa com o Crumble de Azeitonas e Batata com Açafrão. O vinho Vallado Moscatel Galego 2012 este ao lado do prato sem se sobrepor ao mesmo, lado a lado, boa escolha.

Com o Porco Preto com Canelloni Recheado de Morchella e Ervilhas chegámos ao prato de carne. Aqui brilhou o porco preto, suculento e a ligar na perfeição com a ervilha e com os pequenos pedaços de aipo que encantaram. Sem dúvida a repetir. O tinto Passadouro 2011 prestou-lhe o devido acompanhamento.

Para a sobremesa estava preparada uma verdadeira surpresa da doçaria. Não uma, mas três numa só. Foi uma prazer provar três sobremesas da carta, embora numa versão mais reduzida, que poderia ter partilhado, mas que, estando sozinho, aproveitei para cometer um dos pecados capitais.

Comecei pela Tarte Tatin de Ananás, com Mousse Malibu, Gelado de Baunilha e Frutos Vermelhos Macerados com Especiarias e Lima

 Passei pelo copo maravilha que aparentava ser uma simples mousse de chocolate mas que era tudo menos isso. Mousse de Queijo Creme, com um Cemoso de Cacau, Sorbet de Morango, chocolate branco e que mais delicias.

Pensei nao ser capaz, mas terminei com um Suspiro Recheado com Creme de Musseline, com  Frutos Vermelhos e Sorbets de Framboesa e de Baunilha. Tudo acompanhado com o Porto Grahams LBV 2007.
Convido-vos a conhecer.
__________________________________________
RIVER LOUNGE
Tipo de Cozinha: Sofisticada / Moderna / Mediterrânica
Copos de Vinho Adequados: Sim
Estacionamento: Complicado aos Almoços
Preço Médio p/ Refeição: 40€
Satisfação: 9/10
Morada: Cais das Naus, Lote 2.21.01 Parque das Nações - Lisboa
Telefone:  +351 211 107600

Sem comentários:

Enviar um comentário