sexta-feira, 5 de maio de 2017

Raya 2010 Tinto

RAYA 2010 TINTO | BEIRAS | 14,5% | PVP  9,5€
TOURIGA FRANCA, TINTA RORIZ
HORTA DE GONÇALPARES SOCIEDADE AGRÍCOLA, LDA
16,5

Conta o contra-rótulo, com alguma piada, que o "vinho que afortunadamente acaba de encontrar" foi produzido a partir das castas touriga franca e tinta roriz cultivadas em agricultura biológica numa pequena vinha na Beira Baixa.
A piada do afortunadamente pois encontrar uma das 2600 garrafas produzidas deste vinho foi, de facto, muito difícil; por outra lado, e muito a sério, a qualidade elevada dos vinhos que continuam a chegar desta região. Como é que os vinhos desta região não são mais procurados?
Surpreende em primeiro lugar pela juventude da cor que não revela a verdadeira idade do que temos no copo. Ainda vermelho concentrado, ligeiras nuances de casa de cebola denunciam-lhe alguns ano, mas não os que tem. No nariz continua bem nítida a fruta preta, as notas frescas de bosque, especiaria fina, barrica completamente ligada, fresco e respirante. Na boca continua mostrar estar em forma, mais arredondado e polido, com textura, volume, com a fruta ainda bem presente, especiaria fina, pleno de equilíbrio e com final longo e fresco.
Que bem que fica à mesa...

Sem comentários:

Enviar um comentário