TINTA DE TORO
BODEGAS Y VIÑEDOS MAURODOS
18
Chega da pequena região de Toro em Espanha, que me tem vindo a conquistar com vinhos como este, robustos, com grande capacidade de guarda, expressivos, feitos a partir da casta Tinta de Toro, que, no fundo, nada mais é que um clone local da casta Tempranillo ou, como alguns afirmam, um Tempranillo adaptado ao terroir de Toro.
Na verdade é um vinho que impressiona. Neste caso, um 2009 que parecia acabado de sair para o mercado tal a forma com que se apresenta. Daqueles que precisam de um sono bem longo de garrafa.
Cor vermelho granada concentrado, de violetas carregados, completamente fechado, aspecto jovem e limpo. Nariz onde predominam os frutos vermelhos e pretos, framboesas, morangos, cereja preta, ameixa, bem acompanhado por notas de violeta, algum cacau, licorice, fumado, toque refrescante da madeira de cedro, muito respirante, fresco e complexo.
Boca sólida, grande estrutura, cheio de vida, poderoso, enche por completo o palato, tanino firme, mas como veludo, presentes, mas macios, com a fruta sumarenta, madura, com boa especiaria, caixa de tabaco, fresco mentolado, terminado longo e envolvente.
A colheita mais recente no mercado é a de 2016. É comprar e ter a paciência de esperar uns aninhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário