quarta-feira, 29 de julho de 2020

70/30 2018 Branco

70/30 2018 BRANCO | BEIRA INTERIOR | 13,5% | PVP  15€
ARINTO, SÍRIA, FONTE CAL
MARTIN BOUTIQUE WINES
17

Conta o rótulo deste vinho, em jeito de lapela pendurada ao pescoço, que "este nasceu da simplicidade e do poder de despertar a curiosidade" e, aqui confesso, que fui levado por essa curiosidade até ele. Da mesma forma, o facto de ser da região da Beira Interior, de onde têm saído brancos que me têm dado muito prazer a beber, também contou como ponto determinante para esta descoberta.
 Apesar de pelo nome dar a ideia de existir algures um desequilíbrio, este é, de facto, um branco harmonioso, complexo, com alguma tensão e muita expressão do local onde nasce. Não será um vinho para todos os gostos, mas é sem dúvida um vinho a conhecer.
70% da maturação da Cova da Beira e 30% da frescura de vinhas em altitude. O equilíbrio nota-se no vinho.
 Cor amarelo citrino aberto, intenso, aspecto jovem. Nariz curioso, sem ser exuberante revela aromas a fruta de pomar, fruta de caroço, maça, marmelo maduro, pêssego, também fruta citrina, lima perfumada, ligeiro traço mais vegetal e mineral em fundo. Boca com algum volume e corpo, acidez equilibrada, que seca o palato sem agressividade e que não deixa de mostrar a fruta sumarenta num bom patamar, novamente a maça e o marmelo em destaque, bem ligado com o lado mais mineral e com término de boca longo.
O tempo de descanso em garrafa só lhe fará bem. Fiquei com a sensação de ter perdido alguma coisa que o vinho tem, mas que só o tempo lhe dará mais visibilidade.  

Sem comentários:

Enviar um comentário