terça-feira, 28 de julho de 2020

Vicentino Pinot Noir Naked 2019 Tinto

VICENTINO PINOT NOIR NAKED 2019 TINTO | ALENTEJO | 12,5% | PVP  9,75€
PINOT NOIR
FRUPOR, SA
17

Este Pinot Noir nasce junto ao mar, no Brejão, junto à Zambujeira do Mar, com uma proximidade ao Atlântico de poucos quilómetros que lhe vai passar uma frescura, salinidade e elegância ímpares. Para além disso, trata-se de uma aproximação a esta casta de forma a apresentá-la completamente desnudada, sem o recurso ao estágio em barrica e mostrando-a tal como ela é.
Longe de estar à procura de comparações com um Pinot Noir da Borgonha, este é verdadeiramente um Pinot Noir do terroir atlântico que o terroir da costa vicentina proporciona.
Cor vermelho intenso, pouca concentração, aberto, aspecto límpido e jovem (a foto nãofaz justiça à sua cor, parecendo mais concentrado do que realmente é) . No nariz a fruta vermelha e de baga marca-lhe a fronte, morango, framboesa, cereja e mirtilo frescos bem casados com notas salinas, maritimas, leve vegetal, mostrando frescura e elegância. Na boca revela textura mastigável, bela secura, e acidez, fina e elegante, com a fruta, mais uma vez, em destaque, muito bem posicionada, bonita, tendo um final de boca longo.
Um vinho para beber a uma temperatura um pouco mais baixa do que habitualmente se propoem para um tinto. Ideal para estes dias mais quentes e casando muito bem com a "nossa" sardinha assada, como também com outros peixes mais gordos. A ligação a uma grelhada de carne, porco, alguma gordura e a pedra de sal evidente será também uma ligação perfeita.

Sem comentários:

Enviar um comentário