sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Pensão Sisudo Restaurante - Almoçageme

A caminho da Praia da Adraga, tendo já passado à porta da histórica casa Viúva Gomes, conhecido produtor de vinho  Doc Colares, e deixando para trás o buliço do centro de Almoçageme, eis que à minha direita encontro o restaurante Pensão Sisudo.
A parte exterior convida a entrar e, estacionada a viatura, entrámos e respeitando as regras de segurança sanitária, pedimos a nossa mesa. A decoração da sala está muito bem conseguida, faz lembrar outros tempos, quanse como se de uma antiga tasca se tratasse. O aspecto rústico do mobiliário, a parede com os pratos escritos a giz e o mármore das mesas parece transmitir um conforto familiar que pouco depois é reforçado pelo atendido atencioso, mas de muita proximidade das empregadas de mesa.

Em pleno estado de pandemia, as regras são cumpridas à risca, Distanciamento das mesas ocupadas, gel desifectante, mesas despojadas de artefactos até à chegada dos comensais. Tudo muito bem explicado e claro, demos atenção à ementa. Para a mesa pedimos o pão, estamos em terra de quem o sabe fazer com mestria, acompanhado do habitual couvert com azeitonas e uma manteiga. Juntamos um queijinho de mistura bem saboroso e fomos mordiscando.

A ementa não é longa, mas pedimos um petisco bem tradicional para acompanhar a espera até aos pratos principais. Uns Peixinhos da Horta quentinhos, com polme crocante, seco ec om o feijão a ter sabor. Delicioso.

Para os pratos principais resolvemos pedir um dos pratos do dia, o Arroz de Tamboril, aromático, caldoso, com sabor, a necessitar de uma pitada de sal e um pouco mais de especiaria, mas que me encheu as medidas. A dose não é pequena e se pedir um ou dois petisco de entrada dará perfeitamente para duas pessoas.

O prato de carne foi escolhido da ementa fixa. Costeletas de Borrego Grelhadas.  Não colocando em causa a parte do bicho de onde veio a carne posso afirmar que estava no ponto, suculentas, tempero certo, molho tzatziki e as batatas fritas bem viciantes. Maravilha. Acho que se fosse hoje pedia mais batatas e molho.

À sobremesa chegamos já apenas com a gula de algo doce. As sobremesas são todas feitas na casa e isso é meio caminho andado para não saltar esta parte tão importante da refeição. Os eleitos foram o Crumble de Maçã e a Delícia de Chocolate. Apenas lhes retirava a bola de gelado e não fosse a barriga estar já a encostar na mesa voltava a repetir. Simplesmente divinal.
Quanto ao vinho, embora a carta fosse curta e com poucas referências da região, o que seria aqui de apostar, não deixámos de cumprir o que para nós é de lei. Beber um vinho de um produtor da região. O Patrão Diogo branco, da Adega Viúva Gomes, foi o escolhido e não nos deixou ficar mal.
________________________________________
PENSÃO SISUDO RESTAURANTE
Tipo de Cozinha: Portuguesa, Mediterrânea
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo: Sim
Estacionamento: Sim.
Horário de funcionamento: Segunda-feira a Sábado: Das 12:00h-15:00h e das 18:30h-22:00h; Domingo: Das 12:00h – 15:00h.
Preço Médio p/ Refeição sem vinho: 15€

Morada: Largo Miguel Bombarda, Nº 14 e 15, 2705-029 ALMOÇAGEME
Telefone:  +351 219 291 507
Na net: Pensão Sisudo Restaurante

Sem comentários:

Enviar um comentário