domingo, 10 de janeiro de 2021

Soalheiro Alvarinho 2020 Branco

SOALHEIRO ALVARINHO 2020 BRANCO | VINHOS VERDES | 12,5% | PVP  9€
ALVARINHO
VINUSOALLEIRUS, LDA
17

A tradição ainda é o que era. Na passada noite de fim de ano lá abri a garrafa de Soalheiro, conhecido por Soalheiro Clássico, que, sem dúvida alguma, o é verdadeiramente. Assim, acabadinho de chegar ao mercado, faço gosto de o provar ainda dentro do ano de colheita. Curiosidades minhas, sem valor, mas adicionando a isto, o facto é que resulta num pairing magnífico para o marisco cozido que costumo fazer chegar à mesa nesta noite.
Cor amarelo citrino aberto, com tonalidade esverdeada, límpido e jovem. No nariz mostra a sua fruta madura e fresca bem definida, as notas tropicais do maracujá e da pera rocha madura, com o seu traço salino e mineral em fundo bem característico. Na boca a mostra uma acidez frutada acutilante, mostra a fruta em primeiro plano, bem definida, secando o palato gradualmente, ficando depois persistente e fina. Leve e harmonioso, termina longo e elegante.
Neste momento, aparece com a fruta mais definida, mais à solta, tendo por sua companhia uma elegância e marca salina mais protagonista que as colheitas anteriores. 

Sem comentários:

Enviar um comentário