quinta-feira, 1 de julho de 2021

Casas Altas Riesling 2014 Branco

CASAS ALTAS RIESLING 2014 BRANCO | BEIRA INTERIOR | 13% | PVP  10,90€
RIESLING
JOSÉ MADEIRA AFONSO
16,5

Eis quando se abre uma garrafa de vinho branco já com alguns aninhos e ele surge com uma juventude espantosa. A cor até nos fez olhar novamente para o rótulo da garrafa, não fosse haver engano, mas depois quer na parte aromática, quer na prova de boca todo ele é frescura, vivacidade, fruta, apenas com um toque muito ligeiro de petrolado no nariz,em grande forma e para durar.
Cor amarelo citrino intenso, ligeiros aloirados, tonalidade aberta, aspecto jovem, límpido e brilhante. No plano aromático não esconde o registo da nota petrolada em fundo, muito ténue, a juntar às notas mais de fruta de caroço, o pêssego maduro, citrino bem medido, toranja, carga mineral intensa, fresco. Na boca mostra-se com uma vivacidade enorme, acidez fina e acutilante,  com travo salino, salgado, com um balanço doce depois do ataque mais salgado, vibrante, tenso, com a fruta aos pulos e com um final longo e elegante.
À mesa fez parelha com um Sashimi de Lírio maturado e manteiga verde. A limpar e a casar muito bem. Venha a cozinha asiática. 

Sem comentários:

Enviar um comentário