quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Blackett Very Old Port Wine | O Sabor do Tempo

A
Alchemy Wines trouxe a palco recentemente a sua mais luxuosa criação. Numa apresentação com muito suspense e toque de tambores a rufar, foi dado a conhecer o seu primeiro vinho do Porto muito velho, de edição muito limitada e cujo preço deverá rondar os 5 mil euros por garrafa. 
A garrafa em si é uma peça fabulosa de cristal feita à mão, de forma personalizada pelos artesãos da histórica fábrica russa de Dyatkovo, com origens que remontam ao século XVIII e de qualidade comparada à dos cristais da Boémia. 
A cápsula Tertiary foi desenvolvida pela empresa portuguesa Amorim Top Series, também ela desenhada e minuciosamente produzida de forma unitária, acrescentando exclusividade, perfeitas condições de estanquicidade, e um pormenor singular a este conjunto.  
Um vinho cheio de História, também esta, como muitas Casas ligadas ao vinho do Porto, com origem num inglês, George Blackett, originário da cidade de Leeds, e que se estabeleceu na cidade do Porto no século XIX como comerciante de Vinhos do Porto. O seu posicionamento dentro do sector permitiu-lhe uma progressão assinalável figurando no Top Five dos maiores comerciantes desse século de acordo com os livros de imposição de vinho (arquivo municipal do Porto).
A beleza deste vinho passa também por uma característica única do próprio vinho. Dificilmente conseguimos comer algo feito há cerca de 120 anos, mas é fantástico conseguir beber um Porto com cerca de 120 anos. Um vinho único e raro.

BLACKETT VERY OLD PORT WINE | PORTO | 19,5% | PVP 5.000€
ALCHEMY WINES PORT WINE & VINEYARDS, LDA
19,5

Cor âmbar intenso,com tonalidades esverdeadas e acastanhada, luminoso, aspecto límpido e visualmente cativante. Encanta no plano aromático com a sua complexidade e elegância, com notas de fruta passa, figo seco, alperce, uva tinta passa, uma casca de laranja cristalizada, fazendo-lhes companhia a notas de mel, caramelo subtil, fruto seco torrado, nozes, café torrado, caixa de tabaco e uma nota de vinagrinho elegante e refrescante. Verdadeiramente desafiador. Gigante na prova de boca,  untuoso ao toque, ,pleno de volúpia, veludo, complexo, com uma densidade que se mastiga e com uma acide que não nos deixa cair em desiquilibrio, mostrando frescura e ao mesmo tempo guloso, com muito boa especiaria, um doce que nos envolve e com um final de boca a perder de vista. Um privilégio. 
A maridagem aconteceu com um Trufa de Chocolate e Praliné que, se a ínicio se resistiu por querer ficar com a memória de um vinho único, depois se constatou o belo conjunto que ambos formavam.

Sem comentários:

Enviar um comentário