TINTA MIÚDA
HERDADE GRANDE - ANTÓNIO MANUEL LANÇA
17,5
HERDADE GRANDE - ANTÓNIO MANUEL LANÇA
17,5
De presença pouco significativa no nosso País, sendo as regiões de Lisboa e Tejo onde se verifica maior número de cepas plantadas, eis que, mais uma vez, a aposta experimentalista deste produtor faz nascer este monocasta Tinta Miúda em pleno terroir da Vidigueira. E mais uma vez temos de lhe agradecer.
A casta, rara no Alentejo, usada principalmente para temperar lotes, mostra aqui a sua face a solo. Elegante, fresco e especiado, com nota para a fruta muito bonita e um fino recorte fumado. Justificou presença à mesa com uma dose de secretos e lagartos de porco ibérico grelhados.
Cor vermelho intenso, concentrado, tonalidade granada, auréola mais aberta, aspecto límpido e jovem. No plano aromático mostra bem a fruta silvestre preta madura, algum compotado, num arranjo elegante com as notas terrosas e fumadas do perfil, assim como com a carga especiada do conjunto. Complexo e muito limpo. Boca com largura e volume, textura macia e aveludada, acidez no ponto, fina, com a fruta cheia de sabor, gulosa e fresca, tanino polido, conjunto expressivo, viciante e com final de boca longo.
Sem comentários:
Enviar um comentário