UVA-CÃO
O ABRIGO DA PASSARELA, LDA
17,5
O aviso é feito logo ali no rótulo, "CUIDADO UVA-CÃO" rementendo para a casta com que é feito este vinho, sabendo-se ser famosa pela sua elevada acidez, mas prevenindo desde logo os mais incautos que poderiam pensar nele de forma mais fofinha. Na verdade, esta casta era normalmente plantada na entrada das vinhas pois não sendo definitivamente a melhor uva para comer actuava quase como uma verdadeira guarda da vinha.
Marca, sem dúvida, pela sua acidez na prova de boca, aguçando a curiosidade para tornar a ele após tempo de descanso em garrafa, sendo já óptima escolha como parceiro para pratos com bastante complexidade e untura.
Cor amarelo de tonalidade palha, reflexos dourados, aspecto límpido e cativante. No plano aromático revela a fruta de pomar e citrino maduros, floral muito bem ligado, alguma tisana, folhas secas, pimenta branca complexo, desafiante. Boca com volume, textura cremosa, acidez acutilante, seco, seco e seco, tenso, com um ligeiro granulado mastigável, envolvente com a sua elegância, ligeiro vegetal em fundo, término de boca longo e persistente.
Sem comentários:
Enviar um comentário