segunda-feira, 18 de março de 2024

Quinta do Monte d'Oiro Cabernet Franc 2021 Tinto

QUINTA DO MONTE D'OIRO CABERNET FRANC 2021 TINTO | LISBOA | 13% | PVP  50 €
CABERNET FRANC
JOSÉ BENTO DOS SANTOS - QUINTA DO MONTE D'OIRO
18

Cabernet Franc. A casta aristocrática. É hoje uma das casta coqueluche em todo mundo e que aqui chega pelo sonho de José Bento dos Santos que terá nascido nos anos 90 aquando da sua visita ao Loire, em França, onde teve o primeiro contacto com os vinhos feitos 100% a partir da Cabernet Franc. Terá sido amor à primeira vista e ocasião para concluir que não eram vinhos de prova, mas especialmente para acompanhar a refeição. 
Perante este entusiasmo foi coleccionando Cabernet Franc ao longo dos anos seguintes, foi bebendo e renovando o stock, solidificando certezas, descobrindo cada vez mais a sua faceta em novo e com mais idade, confirmando que podiam vangloriar qualquer prato ao seu lado.
Em 2015, perante a possibilidade de expansão da área de vinha da Quinta do Monte d'Oiro, colocou-se a questão de quais as castas a utilizar. As escolhas foram feitas por Francisco Bento dos Santos e equipa técnica, mas deixaram a decisão sobre a parcela mais emblemática nas mãos de José Bento dos Santos. A escolha saiu sem hesitar: Cabernet Franc!
Aprecia-se a sua elegância e precisão, com a fruta bonita, fresca, bem casada com a nota vegetal, hortícola evidente e com fina especiaria bem medida.  O registo de elegância continua na prova de boca, bela acidez e secura prolongada, macio e aveludado, tanino seguro, profundo e com ligação de mestre ao prato de carne. São apenas 800 garrafas.
Cor vermelho rubi de média concentração, luminoso e cativante, aspecto límpido e jovem. No plano aromático somos presentados com a fruta muito elegante e bonita, fruto preto de bago, silvestre, com fino recorte terroso e de bosque, nota vegetal em fundo, envolvente, especiaria fina, balsâmico fresco, rico e complexo. Na prova de boca mostra-se vivaz, mantendo o registo de finesse aromático, textura macia, com ligeiro grão, acidez fina, persistente, deixando salivar o palato, com a fruta de qualidade, definida, tanino presente, seguro, tudo no seu lugar, harmonioso e com final de boca longo e persistente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário