Os vinhos fazem parte do nosso património e refletem a história portuguesa e mundial. O que os torna tão especiais? Que histórias nos contam?
Filmada ao longo de mais de dois anos, a série documental, de cinco episódios, dá a conhecer a história de alguns dos mais singulares vinhos portugueses. E leva-nos a viver de perto a passagem das estações do ano agrícola, dos trabalhos de fazer o vinho, entre o campo e a adega, e a conhecer quem são os guardiões persistentes da memória destes vinhos antigos que enriquecem o nosso património cultural.
Em simultâneo, ficamos a conhecer como estes vinhos contribuíram para a história mundial e foram dela também reféns. De que modo o crash da Bolsa de Nova Iorque em 1929 afetou a produção do vinho de Colares? Como o flagelo da filoxera determinou a grande vaga de emigração nos Açores? A história do Medieval de Ourém, ou também chamado vinho cisterciense, remonta à fundação de Portugal e está ligada à construção do grande mosteiro de Alcobaça que foi determinante para popularização de um novo tipo de vinho e para um novo ordenamento do território.
O terceiro episódio é dedicado ao VINHO DE TALHA
"Existe uma região, no Sul de Portugal, que guarda vivo um saber fazer vinho, com castas antigas, em grandes talhas de barro centenárias. Que vinho é este com origens que remontam a tempos anteriores à ocupação da Península Ibérica pelo Império Romano e cujas tradições quase desapareceram? Filmado durante dois anos, o documentário descobre a aventura de um vinho, verdadeiro património cultural, que sobrevive em antigas adegas e se tenta reinventar na contemporaneidade."
Sem comentários:
Enviar um comentário