ENCRUZADO
PEDRA CANCELA VINHOS DO DÃO, LDA
18
A primeira edição deste Intemporal foi lançado em 2020, numa ousada proposta da Lusovini e Pedra Cancela, de um vinho branco já com oito anos de idade, colheita de 2012, sendo que sete dos anos são de estágio em cave. A proposta principal do vinho foi a de demonstrar que, para além da qualidade, temos de contar com o elevado potencial de envelhecimento e guarda dos vinhos do Dão.
Este 2014 segue os mesmo passos do seu antecessor e alinhado aos mesmos objectivos, funcionando como um reforço dos mesmos num caminho de certificação de continuidade.
Sem passagem por madeira e a permanecer por quatro meses em tanques de inox com as suas borras finas, brinda-nos com deliciosas notas de evolução, aliadas a um perfil de elegância, frescura e recorte mineral, equilíbrio e apetência natural para se chegar à mesa com pratos de elevada complexidade, cataplanas de peixe e marisco, Bacalhau assado no forno, Polvo à Lagareiro e não esquecer os queijos de pasta mole serranos.
Cor amarelo intenso, tonalidade palha com reflexos dourados, aspecto límpido e cativante. Plano aromático impressionante, com notas de evolução deliciosas e num registo fino, fruta branca e de polpa amarela, fruta de caroço cozida, leve nota de mel, ervas e especiarias doces, exóticas floral perfumado, fundo mineral, conjunto rico e desafiante. Boca com volume, textura macia e cremosa, acidez vivaz, firme, em tensão, com a fruta muito bem posicionada, alguns citrinos, embora predominando a fruta amarela de caroço, equilibrado e sedutor, com longo final de boca.
Sem comentários:
Enviar um comentário