Os vinhos fazem parte do nosso património e refletem a história portuguesa e mundial. O que os torna tão especiais? Que histórias nos contam?
Filmada ao longo de mais de dois anos, a série documental, de cinco episódios, dá a conhecer a história de alguns dos mais singulares vinhos portugueses. E leva-nos a viver de perto a passagem das estações do ano agrícola, dos trabalhos de fazer o vinho, entre o campo e a adega, e a conhecer quem são os guardiões persistentes da memória destes vinhos antigos que enriquecem o nosso património cultural.
Em simultâneo, ficamos a conhecer como estes vinhos contribuíram para a história mundial e foram dela também reféns. De que modo o crash da Bolsa de Nova Iorque em 1929 afetou a produção do vinho de Colares? Como o flagelo da filoxera determinou a grande vaga de emigração nos Açores? A história do Medieval de Ourém, ou também chamado vinho cisterciense, remonta à fundação de Portugal e está ligada à construção do grande mosteiro de Alcobaça que foi determinante para popularização de um novo tipo de vinho e para um novo ordenamento do território.
O quarto episódio é dedicado ao VINHO MEDIEVAL CISTERCIENSE
"Foi a partir do Mosteiro de Alcobaça, um dos mais importantes centros religiosos e políticos do mundo católico, que os monges da Ordem de Cister concretizaram uma autêntica revolução na agricultura no território nacional e no modo de fazer vinho. O documentário conta a história do vinho medieval cisterciense cujas origens estão ligadas à fundação do reino de Portugal. Um vinho antigo que resiste ainda hoje, no seu modo ancestral de fabrico, devido ao empenho de alguns produtores que teimam em não deixar desaparecer saberes antigos."
Sem comentários:
Enviar um comentário