CASTAS REGIONAIS
ADEGA COOPERATIVA DE BORBA, CRL
17
Fundada a 22 de Agosto de 1955, a Adega Cooperativa de Borba celebra este ano o seu 70º aniversário. Idade avançada de uma marca que se mantém jovem, actual e por isso os meus parabéns. Ainda assim, nada como voltar no tempo, abrir uma garrafa com 55 anos de espera para ser aberta, de uma das suas gamas de vinho com a qual mais simpatizo- o rótulo de cortiça-, e reconhecer a qualidade dos vinhos desta casa, assim como. comprovar a a longevidade dos seus vinhos.
Sem tempo para uma abertura e decantação prévia da garrafa, optámos pela abertura da mesma e aguardar o máximo possível pela hora de o beber. Apesar de um pouco turvo visualmente e sem necessidade de respiração boca a boca, o vinho mostrou-se bem vivo e disposto a dar prazer a beber. A fruta continua a dar a sua graça, acidez bem pontuada, vivo, fresco, polido, mas expressivo no copo.
A chanfana de vitela deixou-se abraçar por ele e manteve-se com ele até ao fim.
Visualmente de cor vermelho com nuances acastanhadas e alaranjadas, algo turvo, leve auréola casca de cebola, não esconde que se está perante um vinho com alguma idade. Surpreende no nariz, parece ganhar anos de vida em relação à percepção visual, mostrando a fruta vermelha macedrada, cereja e ginja, notas de folhas secas, bosque, algum terroso, apontamento fresco, caruma e mentolados. Boca segura, estamos no copo com um 1970 e iriamos para próximo dos anos 90, macio de textura, vivo e envolvente, secura paciente, com bom prolongamento, tanino pronto, redondo, bem posicionado no conjunto, muito harmonioso e com longo final de boca.

Sem comentários:
Enviar um comentário