sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

José Maria da Fonseca | Bloggers Day 2012: Vertical Periquita

Após a prova especial de tintos em barrica seguiu uma outra não menos especial. Um vertical do emblemático Periquita. Anos 70, 80, 90 e o mais recente no mercado o 2010.

Periquita 1971 (Garrafa de litro)
Castas: Castelão Francês 
Cor alaranjada com nuances castanhas. Aromas com fruta passa, fumados, caixa de tabaco, com notas licorosas, bastante complexo. Na boca toque macio, ainda com acidez viva, sobe e desce rapidamente, mantendo boa frescura e um certo mentolado agradável.
Classificação Pessoal: 80/100

Periquita 1985
Castas: Castelão Francês e Espadeiro
Cor de matizes com evolução, castanho-alaranjado, com presença de impurezas e a ser aconselhado o uso de um decanter. Aromas de média intensidade com algumas notas de cor a sobreporem-se ao conjunto. Na boca parece estar num estado de evolução mais avançado do que o anterior, mais castigado pelo tempo, mais cansado. O final de boca é já um arrastar com pouca persistência.
Classificação Pessoal: 73/100

Periquita 1990
Castas: Castelão Francês, Espadeiro e Monvedro
Cor castanho alaranjado de pouca intensidade, translúcido, de aspecto limpo, masestá sujeito a aparecer algum depósito mais para o final da garrafa. No nariz boa intensidade aromática com a fruta seca e o ligeiro toque a couro a aparecerem num bom conjunto. Boca seca, acidez vivaz, perfil fino e elegante. Final mais comprido do que aquleur um dos anteriores.
Classificação Pessoal: 80/100

Periquita 2010
Castas: Castelão, Trincadeira e Aragonês
Preço: 3,79 €
Das castas originais continuamos com a Castelão, mas agora com a presença da Trincadeira e da Aragonês. Visualmente de cor rubi, concentração média, atractivo e de aspecto límpido. Grande intensidade aromática à fruta vermelha madura, com toque especiado e alguma tosta em fundo muito bem casadas com a fruta.  Surge macio e equilibrado na boca, com boa acidez e fruta fresca, fácil de gostar. Final de média persistência.
Classificação Pessoal: 80/100
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails