sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Quinta da Ribafria - Sintra

Os dias ficaram mais frios, mas os dias continuam compridos e óptimos para ir até Sintra conhecer a recentemente aberta ao público Quinta da Ribafria. Tantas vezes por ali passei de bicicleta e a porta sempre fechada. O abandono deu lugar à recuperação, ao restauro de todo o património aí existente e agora é possível visitá-la. 

O Solar de Ribafria foi mandado edificar em 1541 por Gaspar Gonçalves, a quem D. Manuel I, por alvará de 16 de setembro desse ano conferiu o senhorio de Ribafria, dando-lhe um brasão de armas, e permitindo-lhe usar esse apelido.

Além do seu valor histórico, o palácio de Ribafria é digno de nota pela sobriedade e correção de linhas da sua arquitetura genuinamente manuelina, constituindo um dos mais belos exemplares da antiga arquitetura civil portuguesa.

Sobressai do seu todo uma torre quadrangular de pouco mais de trinta metros de altura, erguendo-se altiva no verdadeiro vale, junto ao rio de Lourel, na base da encosta que domina.

Esta torre foi construída, segundo reza a lenda, para que o proprietário de Ribafria dali pudesse avistar a Penha Verde, que lhe pertencia, como descendente do fundador D. João de Castro, porém outros crêem que apenas se destinasse para se avistar o mar, o oceano imenso, a que se prendem as tradições guerreiras e os arredores sublimes de toda a glória cavalheiresca de uma época, cuja história é um poema.

No ângulo do poente dessa torre, está o escudo de Ribafria esculpido em pedra, o grande tanque em cujas águas tranquilas se espelha em toda a extensão o vetusto edifício e uma magnífica cisterna, com uma vasta sala com a sua abóboda de cantaria apoiada em arcos e colunas de eterna solidez.

Aproveite também o passeio para conhecer o vinho secular de Colares e algumas das delicias sintrenses como a Queijada de Sintra.
_______________________
QUINTA DE RIBAFRIA 
Estrada da Várzea, Sintra
Horário:
10:00 às 18:00 De Outubro a Março
10:00 às 19:00 De Abril a Setembro
Entrada:
Gratuita

Sem comentários:

Enviar um comentário